Arquivo

Projetos




                   ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA AMÉRICA ABDALLA
                       PLANO de Pesquisa – SAI/2011 – MÊS DE MARÇO 

I- Título A terra do Sol Nascente - Japão
II- Tema: Japão
III- Público- Alvo : 9º ano – turma:903
IV- Professores participantes: Lelete e Sonia Regina
V- Justificativa:
Após os últimos acontecimentos, foi despertado o interesse dos alunos em,conhecer  hábitos, costumes,localização , situação econômica, língua, tipo de governo e ou outras características  desse  país.

VI- Objetivos:
Propomos então levar aos alunos  a:
Fazer  uso de diferente tipos de linguagem para registro das informações coletadas;
Usar a tecnologia para ampliar seus conhecimentos.

VII- Tópicos  a serem pesquisados:Foram sugeridos os seguintes tópicos,  podendo surgir outras áreas de interesse durante a pesquisa:
Origem do nome e tipo de escrita;
Posição geográfica – localização
Capital, características e nº de habitantes;
Economia;
Principais Cidades do Japão;
Tipo de Habitação;
Tipo de Governo;
Acontecimentos Recentes;
Energia Nuclear.

VIII- Metodologia: 
Serão formado grupos de 3 ou 4 alunos onde após a escolha do tema , cada grupo usará a rede-web para coletar dados, imagens e sons, que servirão para a  montagem de  uma apresentação coletiva, contendo as partes que cada grupo coletou , a ser apresentada aos alunos das outras turmas, durante a exposição que se realizará no dia 28 de abril na escola.

IX- Recursos:
11 computadores;
Telão.

X-  Ferramentas computacionais:
Web;
E-mails;
Editor de Texto;
Editor de imagens;
Editor de Apresentação.
XI- Cronograma:
Início: 17 de março
Término previsto: 28 de abril

XII-  Resultado esperado: 
Que o aluno use a tecnologia como instrumento  de ampliação dos  seus conhecimentos e ligação nesse  mundo globalizado. 

XII- Referências: 
E outros a serem postados pelos alunos ...

COLÉGIO    MUNICIPAL PROFESSORA AMÉRICA ABDALLA
PROJETO- EDUCAÇÃO À DISTANCIA – SAI/20

I- Título: M@te@tic@.com

II- Tema: Uso das Redes Sociais na Aprendizagem

III- Público-alvo: 6º ano  ao 9º ano

IV- Professores Participantes: Ravel e Sonia Regina

V- Justificativa:
         Aprender em um processo colaborativo é planejar; desenvolver ações; receber, selecionar e enviar informações.
         Com a tecnologia o processo ensino/aprendizagem ultrapassa as paredes da sala de aula e usa suas ferramentas para  auxiliar tanto o professor quanto o aluno .
         Partindo dessa fundamentação o professor estruturou o presente trabalho.

VI- Objetivos:
Fazer uso da rede social (e-mails) como forma de comunicação entre professor / alunos e vice-versa;
Reforço da aprendizagem;
Vivenciar o processo de educação à distância,exercitando sua autonomia  e responsabilidade na realização das tarefas de aprendizagem;

VII- Metodologia:
            Cada aluno criará um e-mail (caso não tenha e-mail ), que será usado como canal de comunicação entre professor/aluno,enviando atividades a serem realizados pelos alunos.

VIII_ Recursos:

Computador doméstico;
Computadores da Sala de Informática da U.E;
Exercícios propostos pelo professor.

IX--Ferramentas Computacionais:

Web
e-mail
Editor de Texto

X- Resultado esperado:
        
Reforço escolar que leve ao aumento do índice de aprovação.

XI- Referências:



                                Colégio Municipal Professora América Abdalla 
                                    PROJETO – Feira do livro – SAI/2011

I-Título do Projeto: “Quem conta um conto aumenta um ponto”

II- Tema:  Produção de Texto :Conto de Mistério – Língua Portuguesa 

III- Público –Alvo: 8º e 9º anos

IV- Professores Participantes : Rosely e Sonia Regina

V- Justificativa: “O ensino da língua materna se justifica prioritariamente pelo objetivo de desenvolver a competência comunicativa  dos usuários da língua(falante,escritor/ouvinte, leitor), isto é , a capacidade do usuário de empregar a língua nas diversas situações de comunicação.”
(Travaglia)
O ensino de Língua Portuguesa destina-se a preparar o aluno para lidar com a linguagem em suas diversas 
situações de uso e manifestações, inclusive a estética, pois o domínio da língua materna revela-se fundamental ao acesso às demais áreas do conhecimento.
O desenvolvimento do saber lingüístico implica leitura compreensiva e crítica de textos diversos; produção escrita em linguagem padrão; análise e manipulação da organização estrutural da língua e percepção das diferentes linguagens (literária, visual, etc.) como formas de compreensão do mundo
Sendo assim , é mais do que necessário que o ensino da Língua – portuguesa se faça atráves da participação ativa do aluno  levando-os  se defrontará  com  situações , que  proponham  a  busca de  soluções,  respostas, exercitando sua imaginação , habilidades  de criação e de comunicação.

VI -Objetivos:
valorizar a leitura como fonte de informação, via de acesso aos mundos criados pela literatura e possibilidade de fruição estética, sendo capazes de recorrer aos materiais escritos em função de diferentes objetivos; 
utilizar a linguagem como instrumento de aprendizagem, sabendo como proceder para ter acesso, compreender e fazer uso de informações contidas nos textos: identificar aspectos relevantes; organizar notas; elaborar roteiros; compor textos coerentes a partir de trechos oriundos de diferentes fontes; fazer resumos, índices, esquemas, etc.; 
valer-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capazes de expressar seus sentimentos, experiências, idéias e opiniões, bem como de acolher, interpretar e considerar os dos outros, contrapondo-os quando necessário; 
usar os conhecimentos adquiridos por meio da prática de reflexão sobre a língua para expandirem as possibilidades de uso da linguagem e a capacidade de análise crítica;
Utilizar os diferentes tipos de linguagem como forma de expressão e comunicação.
Levar o aluno a compreender que tudo que ele escreve vai ser lido por alguém, portanto deve ser escrito de forma legível, de forma clara e não podem conter erros ortográficos. Essa é a função social da escrita.

VII- Metodologia:
 O aluno se defrontará  com uma  situação –problema , onde a professora os leva  a instigante tarefa de propor solução, buscar respostas, compor personagens através da criação de um conto . Gênero literário mais moderno e que maior vitalidade possui, pela simples razão que as pessoas jamais deixarão de contar o que se passa, nem de interessar-se pelo que lhes contam bem contado.
Após,  em grupos de 4,escreverão um conto que será digitado e formatado utilizando-se o  editor  de texto.
Construirão as características de cada personagem e os criarão com auxílio do editor de imagem ou desenho, Esses personagens serão utilizados para  ilustrar o livro, que resultará da união de todos os contos exposto na O resultado desse trabalho poderá ser visto na Feira do Livro da Unidade Escolar em data a ser definida.

VIII- Recursos:
Texto impresso;
Papel  A4 ou Ofício;
Lápis, lápis de cor, borracha, caneta;
Computadores da Sala de Informática;
Impressora.

IX - Ferramentas Computacionais:
Web;
Editor de texto;
Editor de imagem e ou desenho.

IX- Resultado esperado:
A  produção  de  textos de qualidade, onde os  alunos sabem  o que querem dizer, para quem escrevem e qual é o uso das principais cara características desse  gênero , procurando ler e revisar tudo que escreve, pois o que é escrito destina-se a ser lido por outro.
A construção de um livro escrito e ilustrado pelos grupos de alunos  a ser exposto na Feira do Livro da Unidade Escolar.

X- Referências:


  
  

COLÉGIO MUNICIPAL PROFESSORA AMÉRICA ABDALLA
PROJETO - SAI- ABRIL /2011 

I - Título:  : Um Olhar mais Humano sobre o Mundo”
                                              (Edilane Martins – 904)
  
II- Tema: A  Educação Artística e Valores Humanos


III-Público -alvo:  alunos do ensino fundamental

IV - Professores Participantes:Cristina Selma Domingues
 de  Oliveira e Sonia Regina Bartelega Neves, Lelete

V - Estruturação Teórica do Projeto

5.1 - Introdução:
À medida que o homem evolui, suas necessidades materiais aumentam de acordo com a complexidade do sistema econômico e interesses envolvidos, além as características culturais e sociais das diferentes regiões da Terra. Tal fenômeno se intensifica na medida em que os meios de comunicação e a informática tornam o planeta cada vez mais interligado, transformando-o em uma “aldeia global”.  Um fato que exemplifica tal fenômeno é a formação da comunidade econômica européia, que reúne países daquele continente com características sociais, culturais e principalmente econômica assemelhadas, criando facilidades do ponto de vista prático para o intenso intercâmbio entre os diferentes países constituintes, como uma moeda única, dentre outros.
Se, por um lado, alguns mecanismos de caráter político e o desenvolvimento tecnológico criados pelo homem facilitam sua existência, criando condições de aumento de qualidade de vida e conforto, ao mesmo tempo a explosão populacional, a desigualdade social e hábitos de consumo desenfreados, criam situações absurdas, do ponto de vista humanitário. Assim, enquanto em alguns países considerados “desenvolvidos” fornecem aos cidadãos condições de acesso a saúde, educação, assistência social, moradia, dentre outros, possibilitando que parcela significativa de sua população usufrua padrões de conforto que determinam índices de consumo extremamente elevados, em outras regiões do planeta a expectativa de vida é a pior possível. Países integrantes do continente Africano se encontram praticamente esfacelados, do ponto de vista social e econômico, deixando grande parcela da população na mais absoluta miséria. Se tal desigualdade não representasse, sob a ótica humanitária, uma situação verdadeiramente perversa, no sentido literal da palavra, indica um consumo ou utilização dos recursos naturais pelos países desenvolvidos em intensidade nunca antes vista na história da humanidade, que deve ser analisada em todas as suas conseqüências.
Os recursos naturais como água, solo, minerais e o ar são inevitavelmente utilizados pelo homem para sua sobrevivência. Dentre os citados, não há possibilidade de simplesmente não usá-los, visto que são realmente imprescindíveis para humanidade, que em função da explosão populacional e aumento na expectativa de vida, graças ao avanço da medicina, tem sua utilização e degradação cada vez mais intensas. Em algumas regiões do Planeta a indisponibilidade de água torna impossível a manutenção da vida humana em grandes extensões. A degradação dos solos vem aumentando significativamente as áreas desertificadas, tornando cada vez mais difícil e onerosa a produção de alimentos em larga escala. Além do uso em intensidade sem precedentes dos recursos naturais, os processos de produção de bens e consumo, geram efeitos ao meio ambiente que poderão, num futuro próximo, levar a humanidade a situações inusitadas e até mesmo determinante para sua sobrevivência. O denominado efeito estufa, causado pela liberação de gases como o Metano e CO2, este último proveniente de processo de combustão utilizando combustíveis fósseis como petróleo e gás, tem sido alvo de intensas e acaloradas discussões. Embora, sem um nível de precisão que permita distinguir fenômenos naturais causados pelas inúmeras variáveis próprias do sistema climático ou pelo acúmulo desses gases na atmosfera, é indiscutível que a emissão dos mesmos tende, com o tempo, a  tornar os  fenômenos atmosféricos cada vez mais extremos. É de se esperar, portanto, precipitações de alta intensidade, grandes períodos de seca, furacões, dentre outros, causando perdas materiais e humanas, que sempre atingem com maiores conseqüências a população mais vulneráveis, ou seja, aqueles que já enfrentam sérios problemas sociais e econômicos. 
Trazendo a questão global para nosso país e mais especificamente para a região fluminense, duramente atingida, principalmente a serra, por chuvas em janeiro do corrente. Para que se tenha uma idéia das dimensões da catástrofe, o tempo de recorrência (probabilidade de um evento repetir-se) é de 350 anos. Segundo hidrólogo renomado, o volume de chuvas foi aproximadamente equivalente a dezoito temporais típicos de verão, em intensidade, que ocorreram sucessivamente. Com a expectativa de tais fatos tornarem-se cada vez mais comuns, devemos nos preocupara em alertar e preparar as pessoas para efetivamente enfrentarem, da melhor forma possível, problemas de tal ordem. Neste aspecto a arte e seu ensino, podem ser utilizados como forma eficiente de incitar ações preventivas e perspectivas de um futuro menos negro, através de atitudes que podem e devem ser tomadas em conjunto. Em janeiro de 2011, em Teresópolis alguns Bairros foram afetados por fortes chuvas causando uma tragédia sem precedentes: Na volta às aulas.este fato levou com que percebêssemos a necessidade de criar um mecanismo para trabalharmos os sentimentos e valores de nossos alunos
“Quem tem o que dizer tem igualmente o direito e o dever de dizê-lo. É preciso, porém, que quem tem o que dizer saiba, sem sombra de dúvida, não ser o único ou a única a ter o que dizer. Mais ainda, que o que tem a dizer não é necessariamente, por mais importante que seja, a verdade alvissareira por todos esperada".
Paulo Freire

Partindo da premissa que a arte está em primeiro lugar e em si já é educativa e que seu  ensino deve estar em consonância com a contemporaneidade, propusemos uma ação educativa e política coletiva que se alimenta da escuta da arte, um corpo que está sempre em transformação, que cresce agregando outros corpos e visões, que questiona o tempo todo. Afinal, a arte é algo vital,pois a arte pode escancarar, indagar, refletir e apresentar visões sobre o que acontece no mundo ... pondo em cheque nossos conceitos, preconceitos, valores, cultura, ...

VII-Objetivos:

Propor atividades que levem o aluno a desenvolver ainda mais sua criatividade, senso estético, senso crítico, habilidades, conhecimentos, trabalho em equipe, cooperação mútua, etc.;
Despertar nos alunos seus sentimentos para apreciação do belo, da sensibilidade, da vida menos dura e cruel, 
Compreender a tragédia em sua magnitude, rever conceitos de moradias, valorizarem a vida em seus vários e simbólicos momentos, utilizando –se da capacidade de expressão para trabalhar sentimentos e valores frente  a realidade dos fatos;
Despertar nos alunos seus sentimentos para apreciação do belo, da sensibilidade, da vida menos dura e cruel,,compreendendo  e atuando de  forma mais consciente no coletivo modificando-o para melhor.
Discutir sobre as mudanças climáticas e suas conseqüências no meio ambiente.

VIII-  Metodologia  (Etapas previstas - desenvolvimento):

O trabalho será iniciado com uma abordagem dialógica;
Posteriormente a turma será dividida em grupos .
Cada grupo pesquisará  os fatos ocorrido, atitudes tomadas, soluções encontradas,usando para tal material escrito e publicado , assim como  retirado da web.
Haverá seleção desse material que servirá par compor em um editor de texto a visão do grupo dos fatos acontecidos.
Finalmente todos os trabalhos farão parte de um vídeo  a ser exibido para a escola no dia 28 de abril.
Construção de Origami

IX -Conteúdos abordados:

Linguagem oral  e diferentes tipos de linguagem(manifestações das experiências inter pessoais, opiniões de forma clara e objetiva e crítica quando necessário, idéias e sentimentos;
Socialização das experiências de leitura;
Produção de diferentes tipos de registros ( roteiro, vídeos);
Tipos de doenças que apareceram após enchente;
Expressões artísticas.

X- Ferramentas computacionais:

Editor de Texto;
Editor de Imagem;
e-mails;
blog;
editor de apresentação.

XI-Recursos e matérias didáticos necessários:

Jornais 
Cola
Papeis (vários tipos).
Cartolina (várias cores).
Tintas variadas (acrílica, guache, aquarelada,óleo).
Lápis
Câmeras fotográficas
Data show
TV
Caixa de som
Tesouras
Internet
Auditório.

X –Cronograma:
Mês de março até o  dia 28 de abril

XII-  Resultado esperado:
 Que o aluno expresse seus sentimentos e emoções, reavalie os valores morais da sociedade atuall e faça uso da tecnologia como instrumento  de ampliação dos  seus conhecimentos e ligação nesse  mundo globalizado. 

XIII- Referências:
 Serão acrescentadas posteriormente de acordo com as pesquisas realizadas pelos alunos.



 COLÉGIO MUNICIPAL PROFESSORA AMÉRICA ABDALLA
PLANO DE PESQUISA SOBRE O CONFLITO NA LÍBIA  MAIO - SAI /2011

I-TítuloConflito na Líbia

II- Tema: Intervenção da ONU na Líbia  

III- Público- Alvo : 8º ano – turma:808 

IV - Professores participantes:  Pedro Arnaldo ( geografia)e Sonia Regina

V- Justificativa:
Após os últimos acontecimentos no Oriente Médio e na África, os árabes encontraram força na voz contrária aos governos opressores e à situação econômica precária, com inflação e desemprego.
O Conselho de Segurança da ONU aprovou no dia 17/03/2011 uma resolução de intervenção militar na Líbia a favor do movimento que tenta derrubar o ditador Muammar Khadafi.
A força de intervenção é composta por EUA, França, Espanha, Reino Unido, Canadá e Itália, e tem como justificativa “proteger o povo Líbio”. A análise desse conflito é uma oportunidade exercitar a s habilidades de pensar, discutir e compreender os fatos .

VI- Objetivos:
Compreender os conflitos na Líbia;
Obter informações sobre um determinado assunto de diferentes fontes;
 Desenvolver e iniciar práticas na pesquisa geográfica para o cotidiano do aluno, contextualizando o conteúdo programático à realidade dele;
 Utilizar a web como ferramenta de pesquisa;
Valorizar os valores, respeitando as diferenças sócio-culturais, religiosas e regionais da sociedade pela ética. na formação e participação para a cidadania.

VII- Metodologia:
Será realizada uma pesquisa na Sala de Informática sobre o Conflito na Líbia destacando-se os seguintes aspectos:
Notícias
Causas
Interesses
Após, os alunos apresentarão um trabalho escrito onde deverá constar:
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Bibliografia

VIII_ Recursos:
Roteiro de orientação para pesquisa, fornecido pelo professor;
Computadores da sala de Informática;
Notícias sobre o assunto.

IX--Ferramentas Computacionais:
Web
e-mail
Editor de Texto

X- Resultado esperado:
Ampliar o conhecimento sobre o objeto de estudo.

XI- Referências:
Serão acrescentadas posteriormente de acordo com as pesquisas realizadas pelos alunos.

  
COLÉGIO MUNICIPAL PROFESSORA AMÉRICA ABDALLA
 PLANO DE PESQUISA SOBRE PRESIDENTES DO 1º PERÍODO DA REPÚBLICA/SAI MAIO/2011
 
I-Título: República Velha – 1º Período Republicano

II-Tema: Presidentes


III-Público – Alvo: 9º ano


IV-Professores Partcipantes: Diva e Sonia Regina

V-Justificativa:  
O estudo da História é importante porque nos dá condições de entender as estruturas econômicas, sociais, políticas, religiosas, ideológicas e jurídicas da sociedade em que vivemos.
A partir do estudo do passado podemos entender o processo de transformação da natureza, realizado pelo acúmulo de conhecimento dos homens, e que possibilitou mudanças substanciais no modo de vida da humanidade e no próprio homem, além de abrir horizontes de transformações em nossa sociedade.
 O conhecimento histórico não deve ser tratado como algo pronto (fruto do trabalho do historiador) a ser transmitido pelo/a professor/a (repassador de conhecimentos e informações) e memorizado pelo/a aluno/a (receptor/a).É necessário, acima de tudo, que o aluno compreenda que há múltiplas representações históricas sobre um mesmo acontecimento que precisam ser apresentadas e confrontadas junto aos estudantes ajudando-os na compreensão dos interesses e práticas sociais que cada uma destas representações legitima, incentivando-os a posicionarem-se em relação a elas.
A escola cabe  aprofundar, sistematizar e transformar esses conhecimentos de maneira que o estudante possa superar o campo do senso comum e seja capaz de defender um ponto de vista mantendo uma argumentação fundamentada, coerente, sólida, fruto de um trabalho anterior de reflexão, análise e síntese.

VI-Objetivos:
Através da pesquisa tomar conhecimento dos acontecimentos históricos do período Republicano, propondo-se a refletir sobre  as graves conseqüências de uma ordem política excludente, manifestada por suas revoltas,  e a importância desse período para  a instalação da democracia no país e os diversos governos experimentados até os dias atuais.
 Utilizar-se da tecnologia não só para pesquisa e ampliação de dados sobre o tema , como recurso para   síntese e fichamento, das informações obtidas.


 VII-Metodologia:
O trabalho será iniciado com uma abordagem dialógica;
Posteriormente a turma será dividida em grupos .
Cada grupo pesquisará  os presidentes assim como os  fatos ocorridos em seu governo, atitudes tomadas, soluções encontradas,usando para pesquisa  sites  da web;
Haverá seleção desse material que servirá par compor em um editor de apresentação,o fichamentos dos dados obtidos;
Finalmente todos os trabalhos farão parte de um vídeo  a ser exibido para a turma.
  
VIII-Recursos:
 Computador doméstico;
Computadores da Sala de Informática da U.E;
Ficha resumo prepara pelo professor, como orientação da pesquisa.

 IX-Ferramentas Computacionais:
Web;
editor de imagem Paint ou Tux;
Editor de apresentação Power ou Impress.


X- Resultado esperado:
Que os alunos demonstrem através das apresentações as capacidades de resumo e fichamento, assim como a compreensão  das cosequências dos fatos históricos ocorridos na época pesquisada, para formação do Brasil de hoje.
OBS:Outras serão acrescidas posteriormente pelos alunos, após pesquisa.





regulamento :

1-DO TEMA
Com o objetivo de incentivar a observação e respeito ao meio ambiente , através da popularização e difusão das novas tecnologias do audiovisual, o Colégio Municipal Profª América Abdalla,lança a  Expo-Abdalla  - A Natureza num Olhar  ”.O tema escolhido para a cultural  1ª Expo- Abdalla A Natureza num olhar é a diversidade ambiental de nosso município. Com esse tema, pretende-se identificar a relação existente entre o monumento e a cidade que o acolhe.

2-DOS PARTICIPANTES
Poderão participar  os alunos matriculados na Unidade Escolar.

3-DA INSCRIÇÃO
  • Cada participante poderá expor 01 (uma) fotografia digital captada por celular ou máquina digital,que será imprimida no colégio em preto e branco .
  • Os participantes poderão, referente aos vídeos, inscrever um por pessoa, que tenham no máximo 05 (cinco) minutos . O tempo de duração do vídeo não deve ultrapassar ao estabelecido pelo regulamento. O mesmo deve ser digitalizado em cd ou dvd.
  • As fotografias e os vídeos inscritos deverão fazer referência ao tema e ainda trazer em anexo a relação entre a foto e assunto em foco.
 4- OS SEGUINTES CRITÉRIOS DEVERÃO  SER CONSIDERADOS:
4.1 - Coerência com o tema; 
4.2 - Emoção passada com foto e vídeo;
4.3 - Beleza plástica de imagem e vídeo;

5-DO CRONOGRAMA:
·         Inscrição: DE  06  Á 13 DE MAIO DE 2011
·         Entrega : DE 23 Á 31 DE MAIO
·         Exposição: DE 03 Á 06 DE JUNHO

6-DISPOSIÇÕES GERAIS:
  • A inscrição na Expo-Abdalla de vídeo e foto implicam na plena aceitação, pelo(a) inscrito(a), de todas as disposições nesse regulamento.
  • O regulamento da Exposição ficará disponível  no nosso  blog  http://abdallaemfoco.blogspot.com que poderá também ser utilizado para consulta.
  • Os casos não previstos nesse regulamento serão avaliados soberanamente pelo Diretor e professores  do Colégio Professora  América Abdalla.
  • A utilização de imagens alheias é de total responsabilidade da pessoa que a exibiu.
  • Dúvidas ou informações da Exposição poderão ser tiradas pelos professores da Sala de Informática.
 
ESCOLA MUNICPAL PROFESSORA AMÉRICA ABDALLA

 PLANO  DE PESQUISA – SAI/2011- MÊS DE MAIO

I - TÍTULO : Alhos por bugalhos

II- TEMA: Vocábulos da Língua Portuguesa – Brasil X Portugal
  
III- Publico – Alvo: 8º ano – turmas:804 e 808
  
IV- PROFESSORES : Delma e Sonia Regina
  
V- JUSTIFICATIVA: 
Com o avanço das tecnologias, surgem novas linguagens,onde se modifica e muitas vezes se despreza as normas culta da escrita de nossa Língua Portuguesa.
O presente trabalho visa levar o aluno a perceber a importância de respeitar-se  as regras e normas da Língua Portuguesa, pois  o uso de vocábulos próprios a um grupo ou região  podem levar a situações que dificultam sua principal função –– a de comunicação.

VI-Objetivos:
 
 Compreender a importância da existência da Língua como elemento de unidade de comunicação;
Obter informações sobre um determinado assunto de diferentes fontes;
Levantar os vocábulos de mesmo significado e escritos de forma diferente no Brasil e em Portugal fazendo uma comparação;
 Construir um texto com um número determinado de vocábulos escritos de forma diferente aqui no Brasil e em Portugal;
 Utilizar a web como ferramenta de pesquisa;

 VII- Metodologia:

Preenchimento  de uma  lista comparativa de vocábulos semelhantes usado na Língua Portuguesa no Brasil e em Portugal, em fontes da web;
Construção  de um texto narrativo ,utilizando um determinado número de vocábulos pesquisados (dez no mínimo), usando primeiramente os brasileiros e transcrevendo-os posteriormente, para forma escrita portuguesa;
Leitura e interpretação desses textos transcritos;
Discussão sobre a interpretação obtida desses textos.
  
VIII- RECURSOS:
Lista de vocábulos;
Computadores;
  
IX- FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS:
Web
Editor de Texto

 X- RESULTADO ESPERADO:
Compreensão da importância das regras e normas de nossa língua como elementos mantenedores da unidade de comunicação.

 XI- REFERÊNCIAS:
http://www.iftk.com.br/wordpress/cuidado-ao-falar-em-portugues-la-em-portugal.html

                                        

ESCOLA MUNICPAL PROFESSORA AMÉRICA ABDALLA
PROJETO DE PESQUISA – SAI/2011- MÊS DE MAIO

I  TÍTULO : União Européia

II- TEMA: Blocos Economicos

III- Publico – Alvo: 9º ano

IV- PROFESSORES : Fernanda e Sonia Regina

V- JUSTIFICATIVA:No mundo  atual com a globalização, é importante e necessário que tenhamos acesso a informações de como os outros países se organizam esse estruturam, par que se possa formar uma opinião própria de como devemos participar da construção de nosso país.
O estudo sobre a União Européia, proporciona a oportunidade de analisarmos como um grupo de países se unem par resolverem várias questões , dentre elas: econômica,desigualdades sociais,qualidade de vidas...

VI-Objetivos:
Compreender o que é a União Européia?Os países que a compõem?E a sua importância na economia mundial.
Obter informações sobre um determinado assunto de diferentes fontes;
Utilizar a web como ferramenta de pesquisa;

VII- Metodologia:
Preenchimento  de uma  ficha resumo;
Leitura e interpretação desses textos transcritos;
Discussão em grupo das mudanças dessa união par os países que a compõem e par o nosso país.

VIII- RECURSOS:
Ficha Resumo;
Computadores;

IX- FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS:
Web
Editor de Texto

X- RESULTADO ESPERADO:
Conhecer os blocos econômicos do mundo atual.

XI- REFERÊNCIAS:



                                          

ESCOLA MUNICPAL PROFESSORA AMÉRICA ABDALLA
PROJETO DE PESQUISA – SAI/2011- MÊS DE MAIO

I  TÍTULO : Tô Ligado!

II- TEMA: Globalização

III- Publico – Alvo: 8º ano

IV- PROFESSORES : Pedro e Sonia Regina

V- JUSTIFICATIVA:No mundo  atual com a globalização, é importante e necessário que tenhamos acesso a informações de como os outros países se organizam esse estruturam, par que se possa formar uma opinião própria de como devemos participar da construção de nosso país.
O estudo sobre a Globalização, proporciona a oportunidade de analisarmos como a sociedade atual sofre influência recíproca e imediata de todos os países que compõem o mundo atual.

VI-Objetivos:
Compreender o que é a Globalização?Sua influência na sociedade e em nossas e em nossas vidas.
Obter informações sobre um determinado assunto de diferentes fontes;
Utilizar a web como ferramenta de pesquisa;

VII- Metodologia:
Preenchimento  de uma  ficha resumo;
Leitura e interpretação desses textos transcritos;
Discussão em grupo dos efeitos da Globalização na sociedade atual.

VIII- RECURSOS:
Ficha Resumo;
Computadores;

IX- FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS:
Web
Editor de Texto

X- RESULTADO ESPERADO:
Formação de uma postura crítica sobre as sociedades contemporâneas.

XI- REFERÊNCIAS:


                                          

ESCOLA MUNICPAL PROFESSORA AMÉRICA ABDALLA
PROJETO DE PESQUISA – SAI/2011- MÊS DE JUNHO

I  TÍTULO : A transição do Feudalismo para o Capitalismo

II- TEMA: Revolução Industrial

III- Publico – Alvo: 8º ano

IV- PROFESSORES : Pedro e Sonia Regina

V- JUSTIFICATIVA:
O presente estudo visa levar o aluno a perceber a importância desse período histórico na transformação dos conceitos da sociedade , A Revolução Industrial, representou a consolidação do capitalismo, uma nova forma de viver, a destruição de costumes e instituições,  uma transformação profunda, uma mudança muito grande, uma ruptura com o que havia anteriormente. Ao falarmos, então, de uma "revolução industrial", estamos falamos numa modificação drástica no modo de fabricação dos produtos consumidos pelo homem. O objetivo deste projeto tem como finalidade possibilitar ao aluno o conhecimento sobre as relações de trabalho e produção que atualmente passam por grandes mudanças, ligados ao desenvolvimento de novas tecnologias, como a informática a robótica e As telecomunicações.
            Co-relacionando as mudanças ocorridas do século XVIII até o século atual, as transformações ocorridas nos modos de produção e nas relações de trabalho que atingiram diversos setores de várias sociedades. Sendo por isso conhecida por Revolução Industrial.
VI-Objetivos:
Estabelecer relações entre a vida individual e social, identificando relações sociais em seu próprio grupo de convívio, na localidade, na região e no país, relacionando-as com outras manifestações, em outros tempos e espaços;
Situar acontecimentos e localizá-los em multiplicidade de tempo; Conhecer a origem da Revolução Industrial, identificando como, onde e quando aconteceu.
Analisar as relações de trabalhos antes e após esse período, comparando-os as relações atuais;Promovendo  discussão sobre como passou a ser a vida dos trabalhadores após o advento das maquinas, que tipo de transformações seriam necessárias para que se modificasse essa situação;
Levar os alunos a refletir sobre o que representou, naquele momento histórico, o processo de industrialização na vida das pessoas, cujo trabalho ficou submetido ao ritmo das maquinas;

VII- METODOLOGIA:
Será realizada uma pesquisa na Sala de Informática sobre a Revolução Industrial ,preenchendo uma ficha resumo  destacando-se os seguintes aspectos:
►Fatores que provocaram a Revolução na Inglaterra;
►Principais eventos;
►Relação Burguesia x Operariado;
►Condições dos trabalhadores;
►Movimento sindical e luta de classe.

VIII- Recursos:
►Roteiro de orientação para pesquisa, fornecido pelo professor;
►Computadores da sala de Informática;
►Notícias sobre o assunto.

IX--Ferramentas Computacionais:
►Web
►e-mail
►Editor de Texto
X- Resultado esperado:
Ampliar o conhecimento sobre o objeto de estudo.
XI- Referências:
http://blog.educacional.com.br/geografiafacil/2011/02/21/revolucao-industrial/

                                


ESCOLA MUNICPAL PROFESSORA AMÉRICA ABDALLA
PROJETO DE PESQUISA – SAI/2011- MÊS DE JUNHO

I  TÍTULO : ¨"Pai dos Pobres” -  A Era Vargas

II- TEMA: Governo de Getúlio Dornelles Vargas

III- Publico – Alvo: 9º ano

IV- PROFESSORES : Pedro e Sonia Regina

V- JUSTIFICATIVA:
O presente estudo visa levar o aluno a perceber a importância desse período histórico na transformação dos conceitos da sociedade  e as relações de trabalho o surgimento das leis trabalhistas -  Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) a principal norma legislativa brasileira referente ao Direito do trabalho e o Direito processual do trabalho. Ela foi criada através do Decreto-Lei nº 5.452, de 1 de maio de 1943 e sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas durante o período do Estado Novo , unificando toda legislação trabalhista então existente no Brasil.
Seu objetivo principal é a regulamentação das relações individuais e coletivas do trabalho, nela previstas.
Co-relacionando as mudanças ocorridas doas transformações ocorridas e a forma de governo exercido durante os seus quinze anos  de mandato.

VI-Objetivos:
►Situar acontecimentos e localizá-los em multiplicidade de tempo;
Analisar as relações de trabalhos antes e após esse período, comparando-os as relações atuais;Promovendo  discussão sobre como passou a ser a vida dos trabalhadores após a promulgação da nova lei trabalhista ( CL);
Analisar os aspectos políticos e econômicos da chamada Era Vargas  que está dividida em três momentos: Governo  Provisório, Governo Constitucional e Estado Novo.
►Utilizar a web como instrumento de pesquisa,

  VII- METODOLOGIA:
Será realizada uma pesquisa na Sala de Informática sobre a Revolução Industrial ,preenchendo uma ficha resumo  destacando-se os seguintes aspectos:
►Revolução de 1930;
►Revolução Constitucionalista de 1932;
►Constituição de 1934;
►Características do Estado novo;
►Economia na Era Vargas,

VIII_ Recursos:
►Roteiro de orientação para pesquisa, fornecido pelo professor;
►Computadores da sala de Informática;
►Informações  sobre o assunto.

IX--Ferramentas Computacionais:
►Web
►e-mail
►Editor de Texto
X- Resultado esperado:
Ampliar o conhecimento sobre o objeto de estudo.
XI- Referências:
http://www.youtube.com/watch?v=EKTNP4YC3dk   (Vídeo sobre a era Vargas)
http://www.youtube.com/watch?v=d6_GbnHGd8o  (Vídeo sobre a era Vargas)
http://www.youtube.com/watch?v=35N8nHsuhmA (Vídeo sobre a era Vargas) 

                                   

ESCOLA MUNICPAL PROFESSORA AMÉRICA ABDALLA
PROJETO DE PESQUISA – SAI/2011- MÊS DE MAIO

I  TÍTULO : Os Gigantes da Matemática

II- TEMA: Grandes Matemáticos

III- Publico – Alvo: 8º ano

IV- PROFESSORES : Sueli e Sonia Regina

V- JUSTIFICATIVA: Muitas vezes ns perguntamos por que se estuda Matemática?
O presente trabalho visa levar o aluno a perceber a importância das descobertas matemáticas na transformação da sociedade.

VI-Objetivos:
Compreender a importância da matemática em nossas vidas;
Obter informações sobre um determinado assunto de diferentes fontes;
Levantar as descobertas dos grandes Matemáticos e as aplicações de suas descobertas par a mudança na sociedade;
Utilizar a web como ferramenta de pesquisa;

VII- Metodologia:
Preenchimento  de uma  ficha resumo;
Leitura e interpretação desses textos transcritos;
Discussão em grupo dos efeitos dessas descobertas na sociedade da época que aconteceram;

VIII- RECURSOS:
Ficha Resumo;
Computadores;

IX- FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS:
Web
Editor de Texto

X- RESULTADO ESPERADO:
Compreensão da importância da aprendizagem dos conceitos matemáticos para nossas vidas.

XI- REFERÊNCIAS:
http://www.coladaweb.com/matematica/grandes-matematicos

                                     


ESCOLA MUNICPAL PROFESSORA AMÉRICA ABDALLA
PROJETO DE PESQUISA – SAI/2011- MÊS DE JUNHO

I  TÍTULO : Organizando os elementos Químicos

II- TEMA: TABELA PERIÓDICA

III- Publico – Alvo:  9ºano

IV- PROFESSORES : Miriam/ Valéria e Sonia Regina

V- JUSTIFICATIVA:
Para demonstrar a importância da Tabela para o conhecimento científico, se atente à seguinte comparação: você entra em um supermercado apressado para fazer suas compras, mas nenhum dos itens de sua lista é encontrado em razão da desorganização das prateleiras. Os produtos de limpeza estão junto aos laticínios, os de higiene pessoal se misturam aos alimentícios, ou seja, além de desorganizados ainda oferecem riscos devido ao contato de alimentos com produtos tóxicos.
Ainda bem que não funciona assim, a acomodação de produtos obedece a um rigoroso critério de classificação, e quanto mais organizados melhor para a credibilidade do cliente.
A Tabela é uma forma de “critério de organização”, os membros são separados segundo a sua origem: metal, não metal, semi metal, gás nobre. A posição foi escolhida obedecendo à numeração de massa atômica, sendo que membros próximos possuem características parecidas. Consulte a tabela e se informe sobre o raio atômico, a afinidade eletrônica, a densidade, o ponto de fusão e ebulição, estes são dados fornecidos para todos os elementos presentes na Tabela. Portanto torna-se necessário ao estudo sobre a mesma permite descobrir novas reações, novas sínteses e degradações, relacionar a estrutura com a reatividade dos compostos orgânicos.os seres de nosso planeta.

VI-Objetivos:
Compreender o porque da necessidade de se ter criado a tabela periódica para classificar-se e organizar-se  os elementos químicos  descobertos;
Conhecer os elementos que compõem a tabela, assim como sua estrutura;
 Permite que façam  descobertas relacionadas as estruturas  dos compostos orgânicos e sua presença nos seres de nosso planeta;
Obter informações sobre um determinado assunto de diferentes fontes;
Utilizar a web como ferramenta de pesquisa;

VII- Metodologia:
Preenchimento  de uma  ficha resumo;
Leitura e interpretação dos fichamentos;
Discussão em grupo , análise dos componentes químicos estudados.

VIII- RECURSOS:
Ficha Resumo;
Computadores;

IX- FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS:
Web
Editor de Texto

X- RESULTADO ESPERADO:
Formação de uma postura crítica sobre as sociedades contemporâneas.

XI- REFERÊNCIAS:
www.notapositiva.com 
www.infoescola.com

XII- SUGESTÕESDE JOGOS:




                                      

ESCOLA MUNICPAL PROFESSORA AMÉRICA ABDALLA
PROJETO DE PESQUISA – SAI/2011- MÊS DE JUNHO

I  TÍTULO : No mundo da Imaginação a Poesia é a Atração
II- TEMA: Poesias de Roseana Murray
 III- Publico – Alvo: 8º ano – t : 809
 IV- PROFESSORES :Cristiane e Sonia Regina
 V- JUSTIFICATIVA:
O presente trabalho pretende  levar o aluno a conhecer a importância da poesia de Roseana  que ultrapassa a fronteira da faixa etária para qual se destina , devido a sua constrição singular e inovadora, capaz de transformar a poesia numa  aliada contra o peso das agruras e dos dissabores da vida. Seus poemas, fazendo amplo uso de uma linguagem metafórica, permitem ao leitor transcender o lúdico, radicando-se de vez no poético.
VI-Objetivos:
Possibilitar às crianças o conhecimento de textos poéticos, levando-as a motivação e interesse para ouvir, ler e escrever poesias, bem como, praticar ações leitoras com outros tipos de textos.
Conhecer a obra da escritora Roseana Murray;
►Estabelecer contato com o mundo da poesia;
Relacionar a imagem poética e imagem visual.
  VII- METODOLOGIA:
►Será realizada uma pesquisa na Sala de Informática sobre as poesias  de Roseana Murray;
►Cada grupo escolherá uma poesia;
►Deverá construir uma apresentação, introduzindo imagem e som que represente a interpretação do grupo em relação ao texto poético escolhido.
VIII_ Recursos:
►Computadores da sala de Informática;
IX--Ferramentas Computacionais:
►Web
►Editor de Imagem
X- Resultado esperado:
Ampliar o conhecimento sobre o objeto de estudo.
XI- Referências:


 http://www.recantodasletras.com.br/resenhasdelivros/393809

                                              


ESCOLA MUNICPAL PROFESSORA AMÉRICA ABDALLA
PROJETO DE PESQUISA – SAI/2011- MÊS DE JUNHO

I  TÍTULO : No mundo da Imaginação a Poesia é a Atração
II- TEMA: Poesias de Roseana Murray

III- Publico – Alvo: 8º ano – t : 805/807

IV- PROFESSORES :Rosely e Sonia Regina

V- JUSTIFICATIVA:
O presente trabalho pretende  levar o aluno a conhecer a importância da poesia de Roseana  que ultrapassa a fronteira da faixa etária para qual se destina , devido a sua constrição singular e inovadora, capaz de transformar a poesia numa  aliada contra o peso das agruras e dos dissabores da vida. Seus poemas, fazendo amplo uso de uma linguagem metafórica, permitem ao leitor transcender o lúdico, radicando-se de vez no poético.
VI-Objetivos:
Possibilitar às crianças o conhecimento de textos poéticos, levando-as a motivação e interesse para ouvir, ler e escrever poesias, bem como, praticar ações leitoras com outros tipos de textos.
Conhecer a obra da escritora Roseana Murray;
►Estabelecer contato com o mundo da poesia;
Relacionar a imagem poética e imagem visual.
Construir marcadores de livros com poesias ilustradas pelos alunos;
Construir um jogo de tabuleiro sobre a vida e obra de Roseana Murray

  VII- METODOLOGIA:
►Será realizada uma pesquisa na Sala de Informática sobre as poesias  e sobre a vida de Roseana Murray;
►Cada grupo escolherá uma um grupo de  poesia;
►Pesquisa de Imagem na web para ilustrar as poesias ;
►Construção e Formatação de texto confeccionando os marcadores;
►Cada grupo formulará uma grupo de perguntas sobre a vida de Roseana Murray;
►Construção  e Formatação de Texto confeccionando as fichas que farão parte do jogo;
►Construção do tabuleiro do jogo;
►Construção das Regras do Jogo;
►Escolha do nome do Jogo – Formatação em Word Art.

VIII_ Recursos:
►Computadores da sala de Informática;
►Cartolina;
►Cola;
►Tesoura;
►Papel Cartão.
IX--Ferramentas Computacionais:
►Web;
►Editor de Imagem: Paint/Tux;
►Editor de texto Write/Word.
X- Resultado esperado:
Ampliar o conhecimento sobre o objeto de estudo.
Estimular a capacidade criativa e empreendedora do aluno.
XI- Referências:



http://www.recantodasletras.com.br/resenhasdelivros/393809

                                          

ESCOLA MUNICPAL PROFESSORA AMÉRICA ABDALLA
PLANO DE   PESQUISA – SAI/2011- MÊS DE JUNHO

I  TÍTULO : Viajando num Portal do Tempo
 II- TEMA: O Crash da Bolsa de 1929
III- Publico – Alvo: 9º ano – turma 908
IV- PROFESSORES : Maurice Gama e Sonia Regina
V- JUSTIFICATIVA: 
Os alunos, em sua maioria, não buscam respostas para seus questionamentos acerca de diversos assuntos, quando estão resolvendo exercícios que necessitam de uma pesquisa dentro do texto ficam desanimados e muitas vezes  limitam-se a copiar ou desistem.
Baseado nessa afirmação é que o presente trabalho se propõem a levar o aluno a um Portal onde através de fatos históricos possam “viajar no tempo” participando de acontecimentos como se ali estivesse presente.
VI-Objetivos:
Tomar conhecimento de um portal, navegar em suas diferentes áreas e resumir alguns fatos de um determinado conteúdo, selecionado pelo professor, construindo um resumo, que complete o conhecimento estudado em sala de aula. 
VII- METODOLOGIA:
Será apresentado o Portal da Revista Veja. abril. com.br/historia., levando o aluno a navegar por suas diferentes sessões.
►Após a exploração das partes do Portal os alunos deverão seguir o roteiro fornecido pelo professor, realizando as determinações ali especificadas:
►Analise e navegue no site de abertura (capa) livremente – explore-o;
►Localize a matéria relacionada ao Tema “Crash da Bolsa de Nova York “
►Leia a matéria principal  - “ Pânico em Wall Street”
►Leia todas as outras matérias secundárias  relacionadas ao tema;
►Acesse o(s)  vídeo(s) disponíveis;
►Agora responda. “O BRASIL ÈA BOLADAVEZ? “Analise e justifique sua resposta.
►Faça um relatório ou fichamento de todos os conteúdos sobre o tema  que você teve acesso.
.VIII_ Recursos:
►Computadores da sala de Informática;
►Notícias sobre o assunto.
►Roteiro de orientação para pesquisa, fornecido pelo professor;
 IX--Ferramentas Computacionais:
►Web
►e-mail
►Editor de Texto 
X- Resultado esperado:
Ampliar o conhecimento sobre o objeto de estudo. 
XI- Referências:
http://veja.abril.com.br/historia
                                
                                       
ESCOLA MUNICPAL PROFESSORA AMÉRICA ABDALLA
PLANO DE   PESQUISA – SAI/2011- MÊS DE JUNHO

I  TÍTULO : “Brasil Mostra sua Cara”

II- TEMA: Semana de Arte Moderna
III- Publico – Alvo: 9º ano – turma 901/902

IV- PROFESSORES : Diva e Sonia Regina

V- JUSTIFICATIVA: Os alunos encontram-se numa etapa de vida onde a construção da identidade individual e coletiva faz parte de suas escolhas , de seu amadurecimento.
 O presente trabalho tem o objetivo de mostrar  como um grupo de artistas mostraram ao mundo a identidade brasileira, dando demonstração do que há em nosso meio em escultura, arquitetura, música e literatura.Escrevendo para sempre seus nomes em nossa história, e mudando o curso da mesma.
VI-Objetivos:
Tomar conhecimento do movimento cultural ocorrido na semana de arte moderna e de seu principal  legado - libertar a arte brasileira da reprodução nada criativa de padrões europeus, e dar início à construção de uma cultura essencialmente nacional.
Discutir a construção da identidade nacional e a identidade pessoal do jovem atual- ( influência da globalização).

 VII- METODOLOGIA:
►O tema será visto primeiramente em sal de aula;
►Através da web os alunos em grupo pesquisaram e terão acesso as obras dos principais participantes da  Semana de Arte Moderna, nas diferentes formas de expressão cultural (música, pintura, literatura,escultura,arquitetura, literatura).
►Serão feitas anotações pelos grupos dessa pesquisa onde autor e obra serão relacionados;
►Comparação e discussão sobre as obras apresentadas a na Semana de Arte Moderna e as obras de alguns autores clássicos anteriores ao movimento;
►Debate sobre qual é  "Cara" a identidade do Brasil?

VIII_ Recursos:
►Computadores da sala de Informática;
►Notícias sobre o assunto.
►Roteiro de orientação para pesquisa, fornecido pelo professor;

IX--Ferramentas Computacionais:
►Web
►e-mail
►Editor de Texto
X- Resultado esperado:
Ampliar o conhecimento sobre o objeto de estudo.
XI- Referências:
Google imagens
http://mundoeducacao.uol.com.br/literatura/a-semana-arte-moderna.htm



ESCOLA MUNICPAL PROFESSORA AMÉRICA ABDALLA
PLANO DE   PESQUISA – SAI/2011- MÊS DE JUNHO

I  TÍTULO : Descobrindo o corpo Humano – suas curiosidades

II- TEMA: Corpo Humano
III- Publico – Alvo: 8º ano
IV- PROFESSORES : Valéria e Sonia Regina

V- JUSTIFICATIVA:
O presente estudo visa levar ao aluno a compreender melhor o funcionamento do corpo humano. Descobrindo expressões do vocabulário científico  e seus significados , buscando respostas as suas curiosidades, desfazendo mitos, através da pesquisa, observação e formulação de hipóteses. Estruturando a construção de seu conhecimento sobre o tema de forma atrativa e científica.
.
VI-Objetivos:
►Compreender o corpo humano e sua saúde como um todo integrado por dimensões biológicas, afetivas e sociais, relacionando a prevenção de  doenças e promoção de saúde das comunidades,.
►Reconhecer as diferentes dimensões da reprodução humana e os métodos anticoncepcionais, valorizando o sexo seguro e a gravidez planejada.

 VII- METODOLOGIA:
►O tema será visto primeiramente em sal de aula;
►Através da web os alunos em grupo escolherão um sistema do corpo humano que desperte sua curiosidade;
►Será realizadas pesquisa sobre essa parte do corpo humano envolvendo funcionamento, órgãos que compõem, e questões levantadas pelo grupo relativa a hipóteses formuladas por seus componentes.
 ►O grupo deverá fazer uma apresentação par turma sobre o objeto de estudo escolhido;
►Debate com a turma sobre as questões levantadas e respostas encontradas.

VIII_ Recursos:
►Computadores da sala de Informática;
►Pesquisa na Web
►Apresentação realizada através de um editor – Power / Impress.
►Entrevista com profissionais da área de saúde;
 ►Material impresso relativo ao tema- folder, cartazes.
IX--Ferramentas Computacionais:
►Web
►Data -show
►Editor de Apresentação Power/ Impress
►DVD
►Som
X- Resultado esperado:
Levar o aluno a formar opinião e conceitos baseados em informações dignas de crédito.
XI- Referências:
Google imagens
E outros sites que serão também utilizado pelos alunos




ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA AMÉRICA ABDALLA
PLANO DE   PESQUISA – SAI/2011- MÊS DE JUNHO

I  TÍTULO :Jogando se aprende Matemática
 II- TEMA: Matemática
III- Publico – Alvo: 8º ano
IV- PROFESSORES : Sueli e Sonia Regina
 V- JUSTIFICATIVA:
Através da atividade lúdica o aluno pode desenvolver e vivenciar situações que poderão  ajudá-lo no seu processo de aprendizagem.
De forma agradável será posto a frente de desafios,  para quais  terá que buscar soluções,lidando com a frustração da derrota, a alegria da vitória, o repensar e muitas outras  habilidades que ultrapassam as   específicas da matéria, pois  fazem parte de nossa aprendizagem para vida.
.
VI-Objetivos:
Desenvolver habilidades necessárias a aprendizagem de  conceitos matemáticos através de jogos;
.
VII- METODOLOGIA:
►Será apresentado ao aluno uma relação de sites através dos quais poderá terá acesso aos jogos;
►O aluno em dupla deverá realizar a situação problema apresentada pelo jogo(os) por ele escolhido.

VIII_ Recursos:
►Computadores da sala de Informática;
►Pesquisa na Web

IX--Ferramentas Computacionais:
►Web

X- Resultado esperado:
Levar o aluno através da atividade lúdica resolver situações matemáticas que desenvolvam suas habilidades par apreensão de conceitos necessários ao aprendizado da matéria.
XI- Referências:
E outros sites que serão também utilizado pelos alunos