ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA AMÉRICA
ABDALLA
PLANO de Pesquisa – SAI/2011 – MÊS DE MARÇO
I- Título: A terra do Sol Nascente - Japão
I- Título: A terra do Sol Nascente - Japão
II-
Tema: Japão
III- Público- Alvo : 9º ano – turma:903
IV- Professores participantes: Lelete e Sonia Regina
V- Justificativa:
Após os últimos acontecimentos, foi despertado o interesse
dos alunos em,conhecer hábitos, costumes,localização , situação econômica,
língua, tipo de governo e ou outras características desse país.
VI- Objetivos:
Propomos então levar aos alunos a:
►Fazer uso de diferente tipos de
linguagem para registro das informações coletadas;
►Usar a tecnologia para ampliar seus
conhecimentos.
VII- Tópicos a serem pesquisados:Foram sugeridos os seguintes
tópicos, podendo surgir outras áreas de interesse durante a pesquisa:
►Origem do nome e tipo de escrita;
►Posição geográfica – localização
►Capital, características e nº de
habitantes;
►Economia;
►Principais Cidades do Japão;
►Tipo de Habitação;
►Tipo de Governo;
►Acontecimentos Recentes;
►Energia Nuclear.
VIII- Metodologia:
Serão formado grupos de 3 ou 4 alunos onde após a escolha do
tema , cada grupo usará a rede-web para coletar dados, imagens e sons, que
servirão para a montagem de uma apresentação coletiva, contendo as
partes que cada grupo coletou , a ser apresentada aos alunos das outras turmas,
durante a exposição que se realizará no dia 28 de abril na escola.
IX- Recursos:
►11 computadores;
►Telão.
X- Ferramentas computacionais:
►Web;
►E-mails;
►Editor de Texto;
►Editor de imagens;
►Editor de Apresentação.
XI- Cronograma:
►Início: 17 de março
►Término previsto: 28 de abril
XII- Resultado esperado:
Que o aluno use a tecnologia como instrumento de
ampliação dos seus conhecimentos e ligação nesse mundo
globalizado.
XII- Referências:
PROJETO- EDUCAÇÃO À DISTANCIA – SAI/20
I-
Título: M@te@tic@.com
II- Tema: Uso das Redes Sociais na Aprendizagem
III-
Público-alvo: 6º
ano ao 9º ano
IV-
Professores Participantes: Ravel e Sonia Regina
V-
Justificativa:
Aprender em um processo colaborativo é planejar; desenvolver ações; receber,
selecionar e enviar informações.
Com a tecnologia o processo ensino/aprendizagem ultrapassa as paredes da sala
de aula e usa suas ferramentas para auxiliar tanto o professor quanto o
aluno .
Partindo dessa fundamentação o professor estruturou o presente trabalho.
VI-
Objetivos:
►Fazer uso da rede social (e-mails) como forma de comunicação entre
professor / alunos e vice-versa;
►Reforço da aprendizagem;
►Vivenciar o processo de educação à distância,exercitando sua
autonomia e responsabilidade na realização das tarefas de aprendizagem;
VII-
Metodologia:
Cada aluno criará um e-mail (caso não tenha e-mail ), que será usado como canal
de comunicação entre professor/aluno,enviando atividades a serem realizados
pelos alunos.
VIII_
Recursos:
►Computador doméstico;
►Computadores da Sala de Informática da U.E;
►Exercícios propostos pelo professor.
IX--Ferramentas
Computacionais:
►Web
►e-mail
►Editor de Texto
X-
Resultado esperado:
Reforço
escolar que leve ao aumento do índice de aprovação.
XI-
Referências:
Colégio Municipal Professora América
Abdalla
PROJETO – Feira do livro – SAI/2011
I-Título do Projeto: “Quem conta um conto
aumenta um ponto”
II- Tema: Produção de Texto :Conto de
Mistério – Língua Portuguesa
III- Público –Alvo: 8º e 9º
anos
IV- Professores Participantes : Rosely e Sonia Regina
V- Justificativa: “O ensino da língua materna se justifica prioritariamente
pelo objetivo de desenvolver a competência comunicativa dos usuários da
língua(falante,escritor/ouvinte, leitor), isto é , a capacidade do usuário de
empregar a língua nas diversas situações de comunicação.”
(Travaglia)
O ensino de Língua Portuguesa destina-se a preparar o aluno
para lidar com a linguagem em suas diversas
situações de uso e manifestações, inclusive a estética, pois
o domínio da língua materna revela-se fundamental ao acesso às demais áreas do
conhecimento.
O desenvolvimento do saber lingüístico implica leitura
compreensiva e crítica de textos diversos; produção escrita em linguagem
padrão; análise e manipulação da organização estrutural da língua e percepção
das diferentes linguagens (literária, visual, etc.) como formas de compreensão
do mundo
Sendo assim , é mais do que necessário que o
ensino da Língua – portuguesa se faça atráves da participação ativa do aluno
levando-os se defrontará com situações , que
proponham a busca de soluções, respostas, exercitando
sua imaginação , habilidades de criação e de comunicação.
VI -Objetivos:
►valorizar a leitura como fonte de
informação, via de acesso aos mundos criados pela literatura e possibilidade de
fruição estética, sendo capazes de recorrer aos materiais escritos em função de
diferentes objetivos;
►utilizar a linguagem como instrumento
de aprendizagem, sabendo como proceder para ter acesso, compreender e fazer uso
de informações contidas nos textos: identificar aspectos relevantes; organizar
notas; elaborar roteiros; compor textos coerentes a partir de trechos oriundos
de diferentes fontes; fazer resumos, índices, esquemas, etc.;
►valer-se da linguagem para melhorar a
qualidade de suas relações pessoais, sendo capazes de expressar seus
sentimentos, experiências, idéias e opiniões, bem como de acolher, interpretar
e considerar os dos outros, contrapondo-os quando necessário;
►usar os conhecimentos adquiridos por
meio da prática de reflexão sobre a língua para expandirem as possibilidades de
uso da linguagem e a capacidade de análise crítica;
►Utilizar os diferentes tipos de linguagem como
forma de expressão e comunicação.
► Levar o aluno a compreender que tudo
que ele escreve vai ser lido por alguém, portanto deve ser escrito de forma
legível, de forma clara e não podem conter erros ortográficos. Essa é a função
social da escrita.
VII- Metodologia:
O aluno se defrontará com uma situação
–problema , onde a professora os leva a instigante tarefa de propor
solução, buscar respostas, compor personagens através da criação de um conto .
Gênero literário mais moderno e que maior vitalidade possui, pela simples razão
que as pessoas jamais deixarão de contar o que se passa, nem de interessar-se
pelo que lhes contam bem contado.
Após, em grupos de 4,escreverão um conto que será
digitado e formatado utilizando-se o editor de texto.
Construirão as características de cada personagem e os criarão com auxílio do editor de imagem ou desenho, Esses personagens serão utilizados para ilustrar o livro, que resultará da união de todos os contos exposto na O resultado desse trabalho poderá ser visto na Feira do Livro da Unidade Escolar em data a ser definida.
Construirão as características de cada personagem e os criarão com auxílio do editor de imagem ou desenho, Esses personagens serão utilizados para ilustrar o livro, que resultará da união de todos os contos exposto na O resultado desse trabalho poderá ser visto na Feira do Livro da Unidade Escolar em data a ser definida.
VIII- Recursos:
►Texto impresso;
►Papel A4 ou Ofício;
►Lápis, lápis de cor, borracha, caneta;
►Computadores da Sala de Informática;
►Impressora.
IX - Ferramentas Computacionais:
►Web;
►Editor de texto;
►Editor de imagem e ou desenho.
IX- Resultado esperado:
A produção de textos de qualidade, onde
os alunos sabem o que querem dizer, para quem escrevem e qual é o
uso das principais cara características desse gênero , procurando ler e
revisar tudo que escreve, pois o que é escrito destina-se a ser lido por outro.
A construção de um livro escrito e ilustrado pelos grupos de
alunos a ser exposto na Feira do Livro da Unidade Escolar.
X- Referências:
COLÉGIO
MUNICIPAL PROFESSORA AMÉRICA ABDALLA
PROJETO
- SAI- ABRIL /2011
I - Título: : “
Um Olhar mais Humano sobre o Mundo”
(Edilane Martins – 904)
II- Tema: A Educação Artística e Valores
Humanos
III-Público -alvo: alunos do ensino fundamental
IV - Professores
Participantes:Cristina Selma Domingues
de Oliveira e Sonia Regina Bartelega Neves,
Lelete
V - Estruturação Teórica do Projeto
5.1 - Introdução:
À medida que o homem evolui, suas necessidades materiais aumentam de
acordo com a complexidade do sistema econômico e interesses envolvidos, além as
características culturais e sociais das diferentes regiões da Terra. Tal
fenômeno se intensifica na medida em que os meios de comunicação e a
informática tornam o planeta cada vez mais interligado, transformando-o em uma
“aldeia global”. Um fato que exemplifica tal fenômeno é a formação da
comunidade econômica européia, que reúne países daquele continente com
características sociais, culturais e principalmente econômica assemelhadas,
criando facilidades do ponto de vista prático para o intenso intercâmbio entre
os diferentes países constituintes, como uma moeda única, dentre outros.
Se, por um lado, alguns mecanismos de caráter político e o
desenvolvimento tecnológico criados pelo homem facilitam sua existência,
criando condições de aumento de qualidade de vida e conforto, ao mesmo tempo a
explosão populacional, a desigualdade social e hábitos de consumo desenfreados,
criam situações absurdas, do ponto de vista humanitário. Assim, enquanto em
alguns países considerados “desenvolvidos” fornecem aos cidadãos condições de
acesso a saúde, educação, assistência social, moradia, dentre outros,
possibilitando que parcela significativa de sua população usufrua padrões de
conforto que determinam índices de consumo extremamente elevados, em outras
regiões do planeta a expectativa de vida é a pior possível. Países integrantes do
continente Africano se encontram praticamente esfacelados, do ponto de vista
social e econômico, deixando grande parcela da população na mais absoluta
miséria. Se tal desigualdade não representasse, sob a ótica humanitária, uma
situação verdadeiramente perversa, no sentido literal da palavra, indica um
consumo ou utilização dos recursos naturais pelos países desenvolvidos em
intensidade nunca antes vista na história da humanidade, que deve ser analisada
em todas as suas conseqüências.
Os recursos naturais como água, solo, minerais e o ar são
inevitavelmente utilizados pelo homem para sua sobrevivência. Dentre os
citados, não há possibilidade de simplesmente não usá-los, visto que são
realmente imprescindíveis para humanidade, que em função da explosão populacional
e aumento na expectativa de vida, graças ao avanço da medicina, tem sua
utilização e degradação cada vez mais intensas. Em algumas regiões do Planeta a
indisponibilidade de água torna impossível a manutenção da vida humana em
grandes extensões. A degradação dos solos vem aumentando significativamente as
áreas desertificadas, tornando cada vez mais difícil e onerosa a produção de
alimentos em larga escala. Além do uso em intensidade sem precedentes dos
recursos naturais, os processos de produção de bens e consumo, geram efeitos ao
meio ambiente que poderão, num futuro próximo, levar a humanidade a situações
inusitadas e até mesmo determinante para sua sobrevivência. O denominado efeito
estufa, causado pela liberação de gases como o Metano e CO2, este último
proveniente de processo de combustão utilizando combustíveis fósseis como
petróleo e gás, tem sido alvo de intensas e acaloradas discussões. Embora, sem
um nível de precisão que permita distinguir fenômenos naturais causados pelas
inúmeras variáveis próprias do sistema climático ou pelo acúmulo desses gases
na atmosfera, é indiscutível que a emissão dos mesmos tende, com o tempo,
a tornar os fenômenos atmosféricos cada vez mais extremos. É de se
esperar, portanto, precipitações de alta intensidade, grandes períodos de seca,
furacões, dentre outros, causando perdas materiais e humanas, que sempre
atingem com maiores conseqüências a população mais vulneráveis, ou seja,
aqueles que já enfrentam sérios problemas sociais e econômicos.
Trazendo a questão global para nosso país e mais
especificamente para a região fluminense, duramente atingida, principalmente a
serra, por chuvas em janeiro do corrente. Para que se tenha uma idéia das
dimensões da catástrofe, o tempo de recorrência (probabilidade de um evento
repetir-se) é de 350 anos. Segundo hidrólogo renomado, o volume de chuvas foi
aproximadamente equivalente a dezoito temporais típicos de verão, em
intensidade, que ocorreram sucessivamente. Com a expectativa de tais fatos
tornarem-se cada vez mais comuns, devemos nos preocupara em alertar e preparar
as pessoas para efetivamente enfrentarem, da melhor forma possível, problemas
de tal ordem. Neste aspecto a arte e seu ensino, podem ser utilizados como
forma eficiente de incitar ações preventivas e perspectivas de um futuro menos
negro, através de atitudes que podem e devem ser tomadas em conjunto. Em janeiro de 2011, em Teresópolis alguns Bairros foram
afetados por fortes chuvas causando uma tragédia sem precedentes: Na volta às
aulas.este fato levou com que percebêssemos a necessidade de criar um mecanismo
para trabalharmos os sentimentos e valores de nossos alunos
“Quem tem o que dizer
tem igualmente o direito e o dever de dizê-lo. É preciso, porém, que quem tem o
que dizer saiba, sem sombra de dúvida, não ser o único ou a única a ter o que
dizer. Mais ainda, que o que tem a dizer não é necessariamente, por mais
importante que seja, a verdade alvissareira por todos esperada".
Paulo
Freire
Partindo
da premissa que a arte está em primeiro lugar e em si já é educativa e que
seu ensino deve estar em consonância com a contemporaneidade, propusemos
uma ação educativa e política coletiva que se alimenta da escuta da arte, um
corpo que está sempre em transformação, que cresce agregando outros corpos e
visões, que questiona o tempo todo. Afinal, a arte é algo vital,pois
a arte pode escancarar, indagar, refletir e apresentar visões sobre o
que acontece no mundo ... pondo em cheque nossos conceitos,
preconceitos, valores, cultura, ...
VII-Objetivos:
►Propor
atividades que levem o aluno a desenvolver ainda mais sua criatividade, senso
estético, senso crítico, habilidades, conhecimentos, trabalho em equipe,
cooperação mútua, etc.;
►Despertar
nos alunos seus sentimentos para apreciação do belo, da sensibilidade, da vida
menos dura e cruel,
►Compreender
a tragédia em sua magnitude, rever conceitos de moradias, valorizarem a vida em
seus vários e simbólicos momentos, utilizando –se da capacidade de expressão
para trabalhar sentimentos e valores frente a realidade dos fatos;
►Despertar
nos alunos seus sentimentos para apreciação do belo, da sensibilidade, da vida
menos dura e cruel,,compreendendo
e atuando de forma mais consciente no coletivo modificando-o para melhor.
►Discutir
sobre as mudanças climáticas e suas conseqüências no meio ambiente.
VIII- Metodologia
(Etapas previstas - desenvolvimento):
O trabalho será
iniciado com uma abordagem dialógica;
Posteriormente a
turma será dividida em grupos .
Cada grupo
pesquisará os fatos ocorrido, atitudes tomadas, soluções
encontradas,usando para tal material escrito e publicado , assim como
retirado da web.
Haverá seleção desse
material que servirá par compor em um editor de texto a visão do grupo dos
fatos acontecidos.
Finalmente todos os
trabalhos farão parte de um vídeo a ser exibido para a escola no dia 28
de abril.
Construção de Origami
IX -Conteúdos abordados:
►Linguagem
oral e diferentes tipos de linguagem(manifestações das experiências inter
pessoais, opiniões de forma clara e objetiva e crítica quando necessário,
idéias e sentimentos;
►Socialização
das experiências de leitura;
►Produção de
diferentes tipos de registros ( roteiro, vídeos);
►Tipos de
doenças que apareceram após enchente;
►Expressões
artísticas.
X- Ferramentas computacionais:
►Editor de Texto;
►Editor de Imagem;
►e-mails;
►blog;
►editor de
apresentação.
XI-Recursos e matérias didáticos necessários:
►Jornais
►Cola
►Papeis (vários tipos).
►Cartolina (várias cores).
►Tintas variadas (acrílica, guache, aquarelada,óleo).
►Lápis
►Câmeras fotográficas
►Data show
►TV
►Caixa de som
►Tesouras
►Internet
►Auditório.
X –Cronograma:
Mês de março até o dia 28 de abril
XII- Resultado esperado:
Que o aluno expresse seus sentimentos e emoções, reavalie os
valores morais da sociedade atuall e faça uso da tecnologia como
instrumento de ampliação dos seus conhecimentos e ligação
nesse mundo globalizado.
XIII- Referências:
Serão acrescentadas
posteriormente de acordo com as pesquisas realizadas pelos alunos.
COLÉGIO
MUNICIPAL PROFESSORA AMÉRICA ABDALLA
PLANO
DE PESQUISA SOBRE O CONFLITO NA LÍBIA MAIO - SAI /2011
I-Título:
Conflito na Líbia
II- Tema: Intervenção
da ONU na Líbia
III- Público- Alvo : 8º ano – turma:808
IV - Professores participantes: Pedro Arnaldo ( geografia)e Sonia Regina
V- Justificativa:
Após os últimos acontecimentos no
Oriente Médio e na África, os árabes encontraram força na voz contrária aos
governos opressores e à situação econômica precária, com inflação e desemprego.
O Conselho de Segurança da ONU
aprovou no dia 17/03/2011 uma resolução de intervenção militar na Líbia a favor
do movimento que tenta derrubar o ditador Muammar Khadafi.
A força de intervenção é composta
por EUA, França, Espanha, Reino Unido, Canadá e Itália, e tem como
justificativa “proteger o povo Líbio”. A análise desse conflito é uma
oportunidade exercitar a s habilidades de pensar, discutir e compreender os
fatos .
VI- Objetivos:
►Compreender os conflitos na Líbia;
►Obter
informações sobre um determinado assunto de diferentes fontes;
►Desenvolver
e iniciar práticas na pesquisa geográfica para o cotidiano do aluno,
contextualizando o conteúdo programático à realidade dele;
►Utilizar
a web como ferramenta de pesquisa;
►Valorizar os valores,
respeitando as diferenças sócio-culturais, religiosas e regionais da sociedade
pela ética. na formação e participação para a cidadania.
VII- Metodologia:
Será realizada uma pesquisa na Sala de
Informática sobre o Conflito na Líbia destacando-se os seguintes aspectos:
►Notícias
►Causas
►Interesses
Após, os alunos apresentarão um trabalho
escrito onde deverá constar:
►Introdução
►Desenvolvimento
►Conclusão
►Bibliografia
VIII_ Recursos:
►Roteiro de orientação
para pesquisa, fornecido pelo professor;
►Computadores da sala de
Informática;
►Notícias sobre o
assunto.
IX--Ferramentas Computacionais:
►Web
►e-mail
►Editor de Texto
X- Resultado esperado:
Ampliar o conhecimento sobre o objeto de estudo.
XI- Referências:
Serão acrescentadas posteriormente de acordo
com as pesquisas realizadas pelos alunos.
COLÉGIO MUNICIPAL PROFESSORA AMÉRICA ABDALLA
PLANO DE PESQUISA SOBRE PRESIDENTES DO 1º PERÍODO DA REPÚBLICA/SAI MAIO/2011
II-Tema: Presidentes
III-Público – Alvo: 9º ano
IV-Professores Partcipantes: Diva e Sonia Regina
O estudo da História é importante porque nos dá condições de entender as estruturas econômicas, sociais, políticas, religiosas, ideológicas e jurídicas da sociedade em que vivemos.
A partir do estudo do passado podemos entender o processo de transformação da natureza, realizado pelo acúmulo de conhecimento dos homens, e que possibilitou mudanças substanciais no modo de vida da humanidade e no próprio homem, além de abrir horizontes de transformações em nossa sociedade.
O conhecimento histórico não deve ser tratado como algo pronto
(fruto do trabalho do historiador) a ser transmitido pelo/a professor/a
(repassador de conhecimentos e informações) e memorizado pelo/a aluno/a
(receptor/a).É necessário, acima de tudo, que o aluno compreenda que há
múltiplas representações históricas sobre um mesmo acontecimento que precisam
ser apresentadas e confrontadas junto aos estudantes ajudando-os na compreensão
dos interesses e práticas sociais que cada uma destas representações legitima,
incentivando-os a posicionarem-se em relação a elas.
A escola cabe aprofundar, sistematizar e transformar esses
conhecimentos de maneira que o estudante possa superar o campo do senso comum e
seja capaz de defender um ponto de vista mantendo uma argumentação
fundamentada, coerente, sólida, fruto de um trabalho anterior de reflexão,
análise e síntese.
VI-Objetivos:
►Através
da pesquisa tomar conhecimento dos acontecimentos históricos do período
Republicano, propondo-se a refletir sobre as graves conseqüências de uma ordem política
excludente, manifestada por suas revoltas,
e a importância desse período para
a instalação da democracia no país e os diversos governos experimentados
até os dias atuais.
►O trabalho será iniciado com uma
abordagem dialógica;
►Posteriormente a turma será
dividida em grupos .
►Cada grupo pesquisará os presidentes assim como os fatos ocorridos em seu governo, atitudes
tomadas, soluções encontradas,usando para pesquisa sites da web;
►Haverá seleção desse material
que servirá par compor em um editor de apresentação,o fichamentos dos dados
obtidos;
►Finalmente todos os trabalhos farão parte de um vídeo a ser exibido para a turma.
►Computadores da Sala
de Informática da U.E;
►Ficha resumo prepara
pelo professor, como orientação da pesquisa.
►editor de imagem
Paint ou Tux;
►Editor de
apresentação Power ou Impress.
X- Resultado esperado:
Que
os alunos demonstrem através das apresentações as capacidades de resumo e
fichamento, assim como a compreensão das
cosequências dos fatos históricos ocorridos na época pesquisada, para formação
do Brasil de hoje.
OBS:Outras serão acrescidas posteriormente pelos
alunos, após pesquisa.
regulamento
:
1-DO TEMA
Com
o objetivo de incentivar a observação e respeito ao meio ambiente , através da
popularização e difusão das novas tecnologias do audiovisual, o Colégio
Municipal Profª América Abdalla,lança a
Expo-Abdalla - A Natureza num Olhar ”.O tema escolhido para a cultural 1ª Expo- Abdalla A Natureza num olhar é a
diversidade ambiental de nosso município. Com esse tema, pretende-se
identificar a relação existente entre o monumento e a cidade que o acolhe.
2-DOS PARTICIPANTES
Poderão
participar os alunos matriculados na
Unidade Escolar.
3-DA INSCRIÇÃO
- Cada participante poderá expor 01 (uma) fotografia digital captada por celular ou máquina digital,que será imprimida no colégio em preto e branco .
- Os participantes poderão, referente aos vídeos, inscrever um por pessoa, que tenham no máximo 05 (cinco) minutos . O tempo de duração do vídeo não deve ultrapassar ao estabelecido pelo regulamento. O mesmo deve ser digitalizado em cd ou dvd.
- As fotografias e os vídeos inscritos deverão fazer referência ao tema e ainda trazer em anexo a relação entre a foto e assunto em foco.
4- OS SEGUINTES CRITÉRIOS DEVERÃO SER CONSIDERADOS:
4.1 - Coerência com o tema;
4.1 - Coerência com o tema;
4.2
- Emoção passada com foto e vídeo;
4.3
- Beleza plástica de imagem e vídeo;
5-DO CRONOGRAMA:
·
Inscrição: DE 06 Á 13
DE MAIO DE 2011
·
Entrega : DE 23 Á 31 DE MAIO
·
Exposição:
DE 03 Á 06 DE JUNHO
6-DISPOSIÇÕES
GERAIS:
- A inscrição na Expo-Abdalla de vídeo e foto implicam na plena aceitação, pelo(a) inscrito(a), de todas as disposições nesse regulamento.
- O regulamento da Exposição ficará disponível no nosso blog http://abdallaemfoco.blogspot.com que poderá também ser utilizado para consulta.
- Os casos não previstos nesse regulamento serão avaliados soberanamente pelo Diretor e professores do Colégio Professora América Abdalla.
- A utilização de imagens alheias é de total responsabilidade da pessoa que a exibiu.
- Dúvidas ou informações da Exposição poderão ser tiradas pelos professores da Sala de Informática.
ESCOLA MUNICPAL PROFESSORA AMÉRICA ABDALLA
I - TÍTULO : Alhos por
bugalhos
II- TEMA: Vocábulos da Língua Portuguesa – Brasil X Portugal
III-
Publico – Alvo: 8º ano – turmas:804 e 808
IV-
PROFESSORES : Delma e Sonia Regina
Com o avanço das tecnologias, surgem
novas linguagens,onde se modifica e muitas vezes se despreza as normas culta da
escrita de nossa Língua Portuguesa.
O presente trabalho visa levar o aluno a perceber a importância
de respeitar-se as regras e normas da Língua
Portuguesa, pois o uso de vocábulos
próprios a um grupo ou região podem
levar a situações que dificultam sua principal função –– a de comunicação.
VI-Objetivos:
►Compreender a importância da existência da Língua como
elemento de unidade de comunicação;
► Obter informações sobre um determinado assunto de diferentes
fontes;
► Levantar os vocábulos de mesmo significado e escritos de
forma diferente no Brasil e em Portugal fazendo uma comparação;
►Construir um texto com um número determinado de vocábulos
escritos de forma diferente aqui no Brasil e em Portugal;
►Utilizar a web como ferramenta de pesquisa;
►Utilizar a web como ferramenta de pesquisa;
VII- Metodologia:
►Preenchimento de uma lista comparativa de vocábulos semelhantes usado na Língua Portuguesa no Brasil e em Portugal, em fontes da web;
►Construção de um
texto narrativo ,utilizando um determinado número de vocábulos pesquisados (dez
no mínimo), usando primeiramente os brasileiros e transcrevendo-os
posteriormente, para forma escrita portuguesa;
►Leitura e interpretação desses textos transcritos;
►Discussão sobre a interpretação obtida desses textos.
VIII-
RECURSOS:
►Lista de vocábulos;
►Computadores;
IX-
FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS:
►Web
►Editor de Texto
X-
RESULTADO ESPERADO:
Compreensão da importância das regras e normas de nossa
língua como elementos mantenedores da unidade de comunicação.
XI-
REFERÊNCIAS:
http://www.iftk.com.br/wordpress/cuidado-ao-falar-em-portugues-la-em-portugal.html
ESCOLA MUNICPAL PROFESSORA AMÉRICA
ABDALLA
PROJETO DE PESQUISA – SAI/2011- MÊS DE
MAIO
I TÍTULO : União Européia
II- TEMA: Blocos Economicos
III- Publico – Alvo: 9º ano
IV- PROFESSORES : Fernanda e Sonia Regina
V- JUSTIFICATIVA:No mundo atual com a globalização, é importante
e necessário que tenhamos acesso a informações de como os outros países se
organizam esse estruturam, par que se possa formar uma opinião própria de como
devemos participar da construção de nosso país.
O estudo sobre a União Européia, proporciona a oportunidade
de analisarmos como um grupo de países se unem par resolverem várias questões ,
dentre elas: econômica,desigualdades sociais,qualidade de vidas...
VI-Objetivos:
►Compreender o que é a União Européia?Os
países que a compõem?E a sua importância na economia mundial.
►Obter informações sobre um determinado
assunto de diferentes fontes;
►Utilizar a web como ferramenta de
pesquisa;
VII- Metodologia:
►Preenchimento de uma ficha
resumo;
►Leitura e interpretação desses textos
transcritos;
►Discussão em grupo das mudanças dessa
união par os países que a compõem e par o nosso país.
VIII- RECURSOS:
►Ficha Resumo;
►Computadores;
IX- FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS:
►Web
►Editor de Texto
X- RESULTADO ESPERADO:
Conhecer os blocos econômicos do mundo atual.
XI- REFERÊNCIAS:
http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/historia/historia_trab/uniaoeuropeia.htm
ESCOLA MUNICPAL
PROFESSORA AMÉRICA ABDALLA
PROJETO DE PESQUISA –
SAI/2011- MÊS DE MAIO
I
TÍTULO : Tô
Ligado!
II- TEMA: Globalização
III- Publico
– Alvo:
8º ano
IV- PROFESSORES : Pedro e Sonia Regina
V- JUSTIFICATIVA:No mundo atual com a globalização, é
importante e necessário que tenhamos acesso a informações de como os outros
países se organizam esse estruturam, par que se possa formar uma opinião
própria de como devemos participar da construção de nosso país.
O estudo
sobre a Globalização, proporciona a oportunidade de analisarmos como a
sociedade atual sofre influência recíproca e imediata de todos os países que
compõem o mundo atual.
VI-Objetivos:
►Compreender o
que é a Globalização?Sua influência na sociedade e em nossas e em nossas vidas.
►Obter
informações sobre um determinado assunto de diferentes fontes;
►Utilizar a
web como ferramenta de pesquisa;
VII-
Metodologia:
►Preenchimento
de uma
ficha resumo;
►Leitura e
interpretação desses textos transcritos;
►Discussão em grupo
dos efeitos da Globalização na sociedade atual.
VIII- RECURSOS:
►Ficha Resumo;
►Computadores;
IX- FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS:
►Web
►Editor de
Texto
X- RESULTADO ESPERADO:
Formação de
uma postura crítica sobre as sociedades contemporâneas.
XI- REFERÊNCIAS:
ESCOLA
MUNICPAL PROFESSORA AMÉRICA ABDALLA
PROJETO
DE PESQUISA – SAI/2011- MÊS DE JUNHO
I TÍTULO : A transição do Feudalismo para o
Capitalismo
II- TEMA: Revolução Industrial
III- Publico – Alvo: 8º ano
IV- PROFESSORES : Pedro e Sonia Regina
V- JUSTIFICATIVA:
O presente estudo visa levar o aluno a
perceber a importância desse período histórico na transformação dos conceitos
da sociedade , A Revolução Industrial, representou a consolidação do
capitalismo, uma nova forma de viver, a destruição de costumes e instituições, uma transformação profunda, uma mudança muito
grande, uma ruptura com o que havia anteriormente. Ao falarmos, então, de uma
"revolução industrial", estamos falamos numa modificação drástica no
modo de fabricação dos produtos consumidos pelo homem. O objetivo deste projeto tem como finalidade
possibilitar ao aluno o conhecimento sobre as relações de trabalho e produção
que atualmente passam por grandes mudanças, ligados ao desenvolvimento de novas
tecnologias, como a informática a robótica e As telecomunicações.
Co-relacionando
as mudanças ocorridas do século XVIII até o século atual, as transformações
ocorridas nos modos de produção e nas relações de trabalho que atingiram
diversos setores de várias sociedades. Sendo por isso conhecida por Revolução
Industrial.
VI-Objetivos:
► Estabelecer relações entre a vida individual e
social, identificando relações sociais em seu próprio grupo de convívio, na
localidade, na região e no país, relacionando-as com outras manifestações, em
outros tempos e espaços;
►Situar acontecimentos e localizá-los
em multiplicidade de tempo; Conhecer a origem da Revolução Industrial,
identificando como, onde e quando aconteceu.
►Analisar
as relações de trabalhos antes e após esse período, comparando-os as relações
atuais;Promovendo discussão sobre como
passou a ser a vida dos trabalhadores após o advento das maquinas, que tipo de
transformações seriam necessárias para que se modificasse essa situação;
►Levar os alunos a
refletir sobre o que representou, naquele momento histórico, o processo de
industrialização na vida das pessoas,
cujo trabalho ficou submetido ao ritmo das maquinas;
VII- METODOLOGIA:
Será realizada uma pesquisa
na Sala de Informática sobre a Revolução Industrial ,preenchendo uma ficha
resumo destacando-se os seguintes aspectos:
►Fatores que
provocaram a Revolução na Inglaterra;
►Principais
eventos;
►Relação
Burguesia x Operariado;
►Condições dos
trabalhadores;
►Movimento
sindical e luta de classe.
VIII- Recursos:
►Roteiro de orientação para pesquisa, fornecido pelo
professor;
►Computadores da sala de Informática;
►Notícias sobre o assunto.
IX--Ferramentas Computacionais:
►Web
►e-mail
►Editor de Texto
X- Resultado esperado:
Ampliar o
conhecimento sobre o objeto de estudo.
XI- Referências:
http://historiadoensino.blogspot.com/2008/12/estudando-revoluo-industrial-e-o.html (sugestão de uma série sobre o tema)
http://blog.educacional.com.br/geografiafacil/2011/02/21/revolucao-industrial/
ESCOLA
MUNICPAL PROFESSORA AMÉRICA ABDALLA
PROJETO
DE PESQUISA – SAI/2011- MÊS DE JUNHO
I TÍTULO : ¨"Pai dos Pobres” - A Era Vargas
II- TEMA: Governo de Getúlio Dornelles
Vargas
III- Publico – Alvo: 9º ano
IV- PROFESSORES : Pedro e Sonia Regina
V- JUSTIFICATIVA:
O presente estudo visa levar o aluno a
perceber a importância desse período histórico na transformação dos conceitos
da sociedade e as relações de trabalho o
surgimento das leis trabalhistas - Consolidação
das Leis do Trabalho (CLT) a principal norma legislativa brasileira
referente ao Direito do trabalho e o Direito processual do trabalho.
Ela foi criada através do Decreto-Lei nº 5.452, de 1 de maio
de 1943
e sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas durante o período do Estado Novo , unificando toda legislação
trabalhista então existente no Brasil.
Seu objetivo principal é a regulamentação das
relações individuais e coletivas do trabalho, nela previstas.
Co-relacionando as mudanças ocorridas doas
transformações ocorridas e a forma de governo exercido durante os seus quinze
anos de mandato.
VI-Objetivos:
►Situar acontecimentos e localizá-los em multiplicidade
de tempo;
►Analisar as relações
de trabalhos antes e após esse período, comparando-os as relações atuais;Promovendo discussão sobre como passou a ser a vida dos
trabalhadores após a promulgação da nova lei trabalhista ( CL);
►Analisar os aspectos
políticos e econômicos da chamada Era Vargas
que está dividida em três momentos: Governo Provisório, Governo Constitucional e Estado
Novo.
►Utilizar
a web como instrumento de pesquisa,
VII-
METODOLOGIA:
Será realizada uma pesquisa
na Sala de Informática sobre a Revolução Industrial ,preenchendo uma ficha
resumo destacando-se os seguintes aspectos:
►Revolução de
1930;
►Revolução Constitucionalista de 1932;
►Constituição
de 1934;
►Características
do Estado novo;
►Economia na
Era Vargas,
VIII_ Recursos:
►Roteiro de orientação para pesquisa, fornecido pelo
professor;
►Computadores da sala de Informática;
►Informações sobre o assunto.
IX--Ferramentas
Computacionais:
►Web
►e-mail
►Editor de Texto
X- Resultado esperado:
Ampliar o
conhecimento sobre o objeto de estudo.
XI- Referências:
http://www.youtube.com/watch?v=EKTNP4YC3dk (Vídeo sobre a era Vargas)
http://www.youtube.com/watch?v=d6_GbnHGd8o (Vídeo sobre a era Vargas)
http://www.youtube.com/watch?v=35N8nHsuhmA (Vídeo sobre a era Vargas)
ESCOLA MUNICPAL
PROFESSORA AMÉRICA ABDALLA
PROJETO DE PESQUISA –
SAI/2011- MÊS DE MAIO
I
TÍTULO : Os
Gigantes da Matemática
II- TEMA: Grandes Matemáticos
III- Publico
– Alvo:
8º ano
IV- PROFESSORES : Sueli e Sonia Regina
V- JUSTIFICATIVA: Muitas vezes ns perguntamos por que
se estuda Matemática?
O presente
trabalho visa levar o aluno a perceber a importância das descobertas
matemáticas na transformação da sociedade.
VI-Objetivos:
►Compreender a
importância da matemática em nossas vidas;
►Obter informações
sobre um determinado assunto de diferentes fontes;
►Levantar as
descobertas dos grandes Matemáticos e as aplicações de suas descobertas par a
mudança na sociedade;
►Utilizar a
web como ferramenta de pesquisa;
VII-
Metodologia:
►Preenchimento
de uma
ficha resumo;
►Leitura e
interpretação desses textos transcritos;
►Discussão em
grupo dos efeitos dessas descobertas na sociedade da época que aconteceram;
VIII- RECURSOS:
►Ficha Resumo;
►Computadores;
IX- FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS:
►Web
►Editor de
Texto
X- RESULTADO ESPERADO:
Compreensão
da importância da aprendizagem dos conceitos matemáticos para nossas vidas.
XI- REFERÊNCIAS:
http://www.coladaweb.com/matematica/grandes-matematicos
ESCOLA MUNICPAL
PROFESSORA AMÉRICA ABDALLA
PROJETO DE PESQUISA –
SAI/2011- MÊS DE JUNHO
I
TÍTULO : Organizando
os elementos Químicos
II- TEMA: TABELA
PERIÓDICA
III- Publico
– Alvo:
9ºano
IV- PROFESSORES : Miriam/ Valéria e Sonia Regina
V- JUSTIFICATIVA:
Para
demonstrar a importância da Tabela para o conhecimento
científico, se atente à seguinte comparação: você entra em um supermercado
apressado para fazer suas compras, mas nenhum dos itens de sua lista é
encontrado em razão da desorganização das prateleiras. Os produtos de limpeza
estão junto aos laticínios, os de higiene pessoal se misturam aos alimentícios,
ou seja, além de desorganizados ainda oferecem riscos devido ao contato de alimentos
com produtos tóxicos.
Ainda bem que não funciona assim, a acomodação de produtos obedece a um rigoroso critério de classificação, e quanto mais organizados melhor para a credibilidade do cliente.
A Tabela é uma forma de “critério de organização”, os membros são separados segundo a sua origem: metal, não metal, semi metal, gás nobre. A posição foi escolhida obedecendo à numeração de massa atômica, sendo que membros próximos possuem características parecidas. Consulte a tabela e se informe sobre o raio atômico, a afinidade eletrônica, a densidade, o ponto de fusão e ebulição, estes são dados fornecidos para todos os elementos presentes na Tabela. Portanto torna-se necessário ao estudo sobre a mesma permite descobrir novas reações, novas sínteses e degradações, relacionar a estrutura com a reatividade dos compostos orgânicos.os seres de nosso planeta.
Ainda bem que não funciona assim, a acomodação de produtos obedece a um rigoroso critério de classificação, e quanto mais organizados melhor para a credibilidade do cliente.
A Tabela é uma forma de “critério de organização”, os membros são separados segundo a sua origem: metal, não metal, semi metal, gás nobre. A posição foi escolhida obedecendo à numeração de massa atômica, sendo que membros próximos possuem características parecidas. Consulte a tabela e se informe sobre o raio atômico, a afinidade eletrônica, a densidade, o ponto de fusão e ebulição, estes são dados fornecidos para todos os elementos presentes na Tabela. Portanto torna-se necessário ao estudo sobre a mesma permite descobrir novas reações, novas sínteses e degradações, relacionar a estrutura com a reatividade dos compostos orgânicos.os seres de nosso planeta.
VI-Objetivos:
►Compreender o
porque da necessidade de se ter criado a tabela periódica para classificar-se e
organizar-se os elementos químicos descobertos;
►Conhecer os
elementos que compõem a tabela, assim como sua estrutura;
►Permite que façam descobertas relacionadas as estruturas dos compostos orgânicos e sua presença nos
seres de nosso planeta;
►Obter
informações sobre um determinado assunto de diferentes fontes;
►Utilizar a
web como ferramenta de pesquisa;
VII-
Metodologia:
►Preenchimento
de uma
ficha resumo;
►Leitura e
interpretação dos fichamentos;
►Discussão em grupo
, análise dos componentes químicos estudados.
VIII- RECURSOS:
►Ficha Resumo;
►Computadores;
IX- FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS:
►Web
►Editor de
Texto
X- RESULTADO ESPERADO:
Formação de
uma postura crítica sobre as sociedades contemporâneas.
XI- REFERÊNCIAS:
www.infoescola.com
XII-
SUGESTÕESDE JOGOS:
ESCOLA MUNICPAL
PROFESSORA AMÉRICA ABDALLA
PROJETO DE PESQUISA –
SAI/2011- MÊS DE JUNHO
I
TÍTULO : No mundo da Imaginação a
Poesia é a Atração
II- TEMA: Poesias de Roseana Murray
III- Publico
– Alvo: 8º ano – t : 809
IV- PROFESSORES :Cristiane e Sonia Regina
V- JUSTIFICATIVA:
O presente trabalho pretende levar
o aluno a conhecer a importância da poesia de Roseana que ultrapassa a fronteira da faixa etária
para qual se destina , devido a sua constrição singular e inovadora, capaz de
transformar a poesia numa aliada contra o peso das agruras e dos
dissabores da vida. Seus poemas, fazendo amplo uso de uma linguagem metafórica,
permitem ao leitor transcender o lúdico, radicando-se de vez no poético.
VI-Objetivos:
► Possibilitar às crianças o conhecimento
de textos poéticos, levando-as a motivação e interesse para ouvir, ler e
escrever poesias, bem como, praticar ações leitoras com outros tipos de textos.
► Conhecer a obra
da escritora Roseana Murray;
►Estabelecer
contato com o mundo da poesia;
►Relacionar a imagem poética e imagem
visual.
VII-
METODOLOGIA:
►Será realizada uma pesquisa na Sala de Informática
sobre as poesias de Roseana Murray;
►Cada grupo escolherá uma poesia;
►Deverá construir uma apresentação,
introduzindo imagem e som que represente a interpretação do grupo em relação ao
texto poético escolhido.
VIII_ Recursos:
►Computadores
da sala de Informática;
IX--Ferramentas Computacionais:
►Web
►Editor de Imagem
X- Resultado esperado:
Ampliar o conhecimento sobre o objeto
de estudo.
XI- Referências:
ESCOLA
MUNICPAL PROFESSORA AMÉRICA ABDALLA
PROJETO
DE PESQUISA – SAI/2011- MÊS DE JUNHO
I TÍTULO : No mundo da Imaginação a Poesia é a
Atração
II- TEMA: Poesias de Roseana
Murray
III- Publico – Alvo: 8º ano – t : 805/807
IV- PROFESSORES :Rosely e Sonia Regina
V- JUSTIFICATIVA:
O presente trabalho pretende levar o aluno a conhecer a importância da
poesia de Roseana que ultrapassa a
fronteira da faixa etária para qual se destina , devido a sua constrição
singular e inovadora, capaz de transformar a poesia numa aliada contra o
peso das agruras e dos dissabores da vida. Seus poemas, fazendo amplo uso de
uma linguagem metafórica, permitem ao leitor transcender o lúdico, radicando-se
de vez no poético.
VI-Objetivos:
► Possibilitar às
crianças o conhecimento de textos poéticos, levando-as a motivação e interesse
para ouvir, ler e escrever poesias, bem como, praticar ações leitoras com
outros tipos de textos.
► Conhecer a obra da escritora Roseana Murray;
►Estabelecer contato com o mundo da poesia;
►Relacionar a imagem
poética e imagem visual.
►Construir marcadores
de livros com poesias ilustradas pelos alunos;
►Construir um jogo de
tabuleiro sobre a vida e obra de Roseana Murray
VII-
METODOLOGIA:
►Será realizada
uma pesquisa na Sala de Informática sobre as poesias e sobre a vida de Roseana Murray;
►Cada grupo
escolherá uma um grupo de poesia;
►Pesquisa de
Imagem na web para ilustrar as poesias ;
►Construção e
Formatação de texto confeccionando os marcadores;
►Cada grupo
formulará uma grupo de perguntas sobre a vida de Roseana Murray;
►Construção e Formatação de Texto confeccionando as
fichas que farão parte do jogo;
►Construção do
tabuleiro do jogo;
►Construção das
Regras do Jogo;
►Escolha do
nome do Jogo – Formatação em Word Art.
VIII_ Recursos:
►Computadores da sala de Informática;
►Cartolina;
►Cola;
►Tesoura;
►Papel Cartão.
IX--Ferramentas
Computacionais:
►Web;
►Editor de Imagem:
Paint/Tux;
►Editor de texto
Write/Word.
X- Resultado esperado:
►Ampliar
o conhecimento sobre o objeto de estudo.
►Estimular
a capacidade criativa e empreendedora do aluno.
XI- Referências:
ESCOLA MUNICPAL
PROFESSORA AMÉRICA ABDALLA
PLANO DE PESQUISA
– SAI/2011- MÊS DE JUNHO
I
TÍTULO : Viajando num Portal do
Tempo
II- TEMA: O Crash da Bolsa de 1929
III- Publico
– Alvo: 9º ano – turma 908
IV- PROFESSORES : Maurice Gama e Sonia Regina
V- JUSTIFICATIVA:
Os alunos, em sua maioria, não buscam
respostas para seus questionamentos acerca de diversos assuntos, quando estão
resolvendo exercícios que necessitam de uma pesquisa dentro do texto ficam
desanimados e muitas vezes limitam-se a
copiar ou desistem.
Baseado nessa afirmação é que o presente trabalho se propõem a levar o aluno a um Portal onde através de fatos históricos possam “viajar no tempo” participando de acontecimentos como se ali estivesse presente.
Baseado nessa afirmação é que o presente trabalho se propõem a levar o aluno a um Portal onde através de fatos históricos possam “viajar no tempo” participando de acontecimentos como se ali estivesse presente.
VI-Objetivos:
► Tomar
conhecimento de um portal, navegar em suas diferentes áreas e resumir alguns fatos
de um determinado conteúdo, selecionado pelo professor, construindo um resumo,
que complete o conhecimento estudado em sala de aula.
VII-
METODOLOGIA:
Será apresentado o Portal da Revista Veja. abril. com.br/historia.,
levando o aluno a navegar por suas diferentes sessões.
►Após a exploração das partes do Portal os
alunos deverão seguir o roteiro fornecido pelo professor, realizando as determinações
ali especificadas:
►Analise e navegue no site de abertura (capa)
livremente – explore-o;
►Localize a matéria relacionada ao Tema “Crash
da Bolsa de Nova York “
►Leia a matéria principal - “ Pânico em Wall Street”
►Leia todas as outras matérias secundárias relacionadas ao tema;
►Acesse o(s) vídeo(s) disponíveis;
►Agora responda. “O BRASIL ÈA BOLADAVEZ? “Analise
e justifique sua resposta.
►Faça um relatório ou fichamento de todos os
conteúdos sobre o tema que você teve acesso.
.VIII_ Recursos:
►Computadores
da sala de Informática;
►Notícias
sobre o assunto.
►Roteiro
de orientação para pesquisa, fornecido pelo professor;
IX--Ferramentas Computacionais:
►Web
►e-mail
►Editor de Texto
X- Resultado esperado:
Ampliar o conhecimento sobre o objeto
de estudo.
XI- Referências:
ESCOLA MUNICPAL
PROFESSORA AMÉRICA ABDALLA
PLANO DE PESQUISA
– SAI/2011- MÊS DE JUNHO
I
TÍTULO : “Brasil Mostra sua Cara”
II- TEMA: Semana de Arte Moderna
III- Publico
– Alvo: 9º ano – turma 901/902
IV- PROFESSORES : Diva e Sonia Regina
V- JUSTIFICATIVA: Os alunos encontram-se numa etapa de
vida onde a construção da identidade individual e coletiva faz parte de suas escolhas
, de seu amadurecimento.
O presente trabalho tem o objetivo de mostrar como um grupo de artistas mostraram ao mundo a
identidade brasileira,
dando demonstração do que há em nosso meio em escultura, arquitetura, música e
literatura.Escrevendo
para sempre seus nomes em nossa história, e mudando o curso da mesma.
VI-Objetivos:
► Tomar
conhecimento do movimento cultural ocorrido na semana de arte moderna e de seu principal legado
- libertar a arte brasileira da reprodução nada criativa de padrões europeus, e
dar início à construção de uma cultura essencialmente nacional.
►Discutir a construção da
identidade nacional e a identidade pessoal do jovem atual- ( influência da globalização).
VII-
METODOLOGIA:
►O tema
será visto primeiramente em sal de aula;
►Através da
web os alunos em grupo pesquisaram e terão acesso as obras dos principais
participantes da Semana de Arte
Moderna, nas diferentes formas de expressão cultural (música, pintura,
literatura,escultura,arquitetura, literatura).
►Serão feitas
anotações pelos grupos dessa pesquisa onde autor e obra serão relacionados;
►Comparação
e discussão sobre as obras apresentadas a na Semana de Arte Moderna e as obras de
alguns autores clássicos anteriores ao movimento;
►Debate
sobre qual é "Cara" a identidade do Brasil?
VIII_ Recursos:
►Computadores
da sala de Informática;
►Notícias
sobre o assunto.
►Roteiro
de orientação para pesquisa, fornecido pelo professor;
IX--Ferramentas Computacionais:
►Web
►e-mail
►Editor de Texto
X- Resultado esperado:
Ampliar o conhecimento sobre o objeto de estudo.
XI- Referências:
Google imagens
http://mundoeducacao.uol.com.br/literatura/a-semana-arte-moderna.htm
ESCOLA MUNICPAL
PROFESSORA AMÉRICA ABDALLA
PLANO DE PESQUISA
– SAI/2011- MÊS DE JUNHO
I
TÍTULO : Descobrindo o corpo
Humano – suas curiosidades
II- TEMA: Corpo Humano
III- Publico
– Alvo: 8º ano
IV- PROFESSORES : Valéria e Sonia Regina
V- JUSTIFICATIVA:
O presente estudo visa
levar ao aluno a compreender melhor o funcionamento do corpo humano.
Descobrindo expressões do vocabulário científico e seus significados , buscando respostas as
suas curiosidades, desfazendo mitos, através da pesquisa, observação e
formulação de hipóteses. Estruturando a construção de seu conhecimento sobre o
tema de forma atrativa e científica.
.
VI-Objetivos:
►Compreender o corpo humano e
sua saúde como um todo integrado por dimensões biológicas, afetivas e sociais,
relacionando a prevenção de doenças e
promoção de saúde das comunidades,.
►Reconhecer as diferentes
dimensões da reprodução humana e os métodos anticoncepcionais, valorizando o
sexo seguro e a gravidez planejada.
VII-
METODOLOGIA:
►O tema
será visto primeiramente em sal de aula;
►Através da
web os alunos em grupo escolherão um sistema do corpo humano que desperte sua
curiosidade;
►Será realizadas pesquisa sobre essa parte do corpo
humano envolvendo funcionamento, órgãos
que compõem, e questões levantadas pelo grupo relativa a hipóteses formuladas
por seus componentes.
►O grupo deverá fazer uma apresentação par turma
sobre o objeto de estudo escolhido;
►Debate com
a turma sobre as questões levantadas e respostas encontradas.
VIII_ Recursos:
►Computadores
da sala de Informática;
►Pesquisa
na Web
►Apresentação
realizada através de um editor – Power / Impress.
►Entrevista
com profissionais da área de saúde;
►Material impresso relativo ao tema- folder,
cartazes.
IX--Ferramentas Computacionais:
►Web
►Data
-show
►Editor de Apresentação Power/ Impress
►DVD
►Som
X- Resultado esperado:
Levar o aluno a formar opinião e conceitos baseados em
informações dignas de crédito.
XI- Referências:
Google imagens
E outros sites que serão também utilizado pelos
alunos
ESCOLA MUNICIPAL
PROFESSORA AMÉRICA ABDALLA
PLANO DE PESQUISA
– SAI/2011- MÊS DE JUNHO
I
TÍTULO :Jogando se aprende
Matemática
II- TEMA: Matemática
III- Publico
– Alvo: 8º ano
IV- PROFESSORES : Sueli e Sonia Regina
V- JUSTIFICATIVA:
Através da atividade
lúdica o aluno pode desenvolver e vivenciar situações que poderão ajudá-lo no seu processo de aprendizagem.
De
forma agradável será posto a frente de desafios, para quais terá que buscar soluções,lidando com a frustração
da derrota, a alegria da vitória, o repensar e muitas outras habilidades que ultrapassam as específicas
da matéria, pois fazem parte de nossa aprendizagem para vida.
.
VI-Objetivos:
►Desenvolver habilidades
necessárias a aprendizagem de conceitos
matemáticos através de jogos;
.
VII- METODOLOGIA:
►Será apresentado
ao aluno uma relação de sites através dos quais poderá terá acesso aos jogos;
►O aluno em
dupla deverá realizar a situação problema apresentada pelo jogo(os) por ele
escolhido.
VIII_ Recursos:
►Computadores
da sala de Informática;
►Pesquisa
na Web
IX--Ferramentas Computacionais:
►Web
X- Resultado esperado:
Levar o aluno através da atividade lúdica resolver
situações matemáticas que desenvolvam suas habilidades par apreensão de
conceitos necessários ao aprendizado da matéria.
XI- Referências:
E outros sites que serão também utilizado pelos
alunos