Arquivo

01 julho 2012

Consumismo X Desenvolvimento Sustentável


Os professores Jane (Ciências), Elias e George( Geografia ) junto com a MT/SAI,  aproveitaram  o   clima da Rio + 20  e trouxeram o tema Consumismo para ser analisado e discutido com suas turmas: (701-702 - 801 -802 -901e 902)do EJA.
Através de diferentes abordagens, os conceitos e conteúdos de CONSUMISMO X SUSTABILIDADE, foram analisados, discutidos, resultando na construção de uma apresentação realizada pelos alunos Jarmessom e Júnior da turma 702 e vista pelos seus colegas.
Nesse projeto além de fazerem uso da pesquisa através da web, foram utilizados além de outros os seguintes vídeos para estimular  os debates:
http://www.youtube.com/watch?v=winWWplmyMk  -  Programa do Jô 02-05-2012 Professor da USP: Ricardo Augusto Felicio. 
http://www.youtube.com/watch?v=jq3LNB8EoMk - Fantástico, reportagem sobre o "Aquecimento Global ". 17.10.2010 
http://www.youtube.com/watch?v=xaglF9jhZLs - The Story of Stuff (A historia das coisas dublado em português completo)
http://www.youtube.com/watch?v=kdC70RKqQWk  - Césio 137 - Linha Direta (parte 1 de 4)
http://www.youtube.com/watch?v=DYfO1oIKITw&feature=relmfu  - Césio 137 - Linha Direta (parte 2 de 4)
http://www.youtube.com/watch?v=cO2g_XVC5XY&feature=relmfu  - Césio 137 - Linha Direta (parte 3 de 4)
http://www.youtube.com/watch?v=bIDaAPkWgB0&feature=relmfu - Césio 137 - Linha Direta (parte 4 de 4) 
AI VAI MAIS UMA SUGESTÃO SOBRE O TEMA:
http://www.youtube.com/watch?v=vSmuy5ZHBlU   - 1,99 Um Supermercado Que Vende Palavras 1/10 (Composto de 10 partes esse víde nos mostra como  personagens principais  o desejo, a angústia e a compulsão por comprar. Num supermercado, os consumidores passam o tempo enchendo seus carrinhos e não conseguem sair de lá. Durante esse período de reclusão, algumas histórias curiosas acontecem. O mundo exterior só aparece mediado por máquinas como computadores, câmeras e telefones. A música foi composta por Wim Mertens.
Mas o que está a venda neste supermercado, em tons absolutamente brancos, são conceitos e idéias como amor, sucesso e família, todos dispostos como produtos em prateleiras. Exploram-se assim a falência dos valores sociais e o desejo, a angústia e a compulsão que costumam acompanhar o ato da compra.)





Nenhum comentário: