Arquivo

01 julho 2012

Pedala Rio das Ostras


A turma 901do EJA  junto com a professora Juliana e a MT/SAI  entraram no espírito da RIO + 20  abordando um de seus  temas " Desenvolvimento Sustentável" discutindo,  pesquisando  sobre os benefícios do uso da bicicleta para saúde, meio ambiente e trânsito, surgindo assim o projeto  “Pedala Rio das Ostras”, cujo os resultados foram apresentados aos colegas e na construção do documento a seguir:

Por que ir de bicicleta?

Mesmo com cada vez mais bicicletas nas ruas, muita gente ainda estranha quem deixa o carro de lado para usar a sua.  Entenda por que cada vez mais gente opta pela bicicleta como meio de transporte, ainda que eventualmente.
Economia de tempo - A bicicleta é bem mais rápida que o carro nas grandes cidades nos horários de pico.
Economia de dinheiro - Combustível, estacionamento, flanelinha, seguro, IPVA, troca de óleo, mecânico, funilaria, retoque na pintura… Tudo isso fica para trás. E as peças e eventuais reparos de uma bicicleta têm custo muito baixo, principalmente se comparados com os de um automóvel. O investimento para adquirir o veículo também é muitíssimo menor.
Menos stress no trajeto - Um sinal que abre e fecha três vezes, vinte metros à sua frente, permitindo a passagem de menos de meia dúzia de carros, não há quem aguente…
Mudança no humor - Além da diminuição do stress relacionado ao trânsito, as endorfinas liberadas pelo exercício contribuem para um relaxamento muscular e mental que faz os praticantes de atividade física regular verem a vida com outros olhos. Meu humor melhorou tanto no trabalho como em casa. Um relacionamento melhor com os colegas proporciona um ambiente de trabalho mais agradável para todos.
Produtividade no trabalho - A produtividade no trabalho aumenta, em decorrência do melhor humor e da diminuição do stress. A cabeça tranquila permite um melhor julgamento em situações críticas.
Menor preocupação com assaltos - Por incrível que possa parecer, eu fico muito mais tranquilo na bicicleta do que dentro do carro em relação a assaltos. Se eu vir uma pessoa com atitude suspeita perto de onde eu parei para esperar o sinal abrir, estando de carro eu só posso rezar; estando na bicicleta, tenho uma visão muito abrangente do que está em volta, o que me permite identificar rapidamente alguém com atitude suspeita, evitando o confronto. Além do mais, não dá para fazer seqüestro-relâmpago com ciclista.
Não coloco a vida de outras pessoas em risco -Uma pessoa tem que ser muito criativa para conseguir matar outra com uma bicicleta. Já com os carros, basta tentar acender um cigarro, atender o celular, mudar a estação do rádio, pegar um batom no porta-luvas ou mesmo olhar para o lado errado na hora errada e pronto, já existe a chance de ceifar a vida de alguém que está na calçada esperando um ônibus. Os veículos automotores causam 30 mil mortes e 320 mil feridos por ano no Brasil. São números comparáveis aos das guerras. Para se ter uma idéia, no ataque às torres gêmeas de 11 de setembro de 2001 morreram cerca de 3 mil pessoas – um décimo do que o trânsito mata por ano aqui no nosso quintal sem a imprensa se dar conta e sem ninguém se comover além das famílias das vítimas.
Não poluo o ar que respiramos e Respiro um ar menos poluído -E não é só por não gerar poluição! Ao contrário do que se pensa, o ar dentro dos veículos é mais poluído do que o ar do lado de fora90% das emissões de poluentes é causada pelos veículos automotores.. E a maioria  é composta de motos e carros.
Saúde e vida longa - A atividade física regular previne doenças cardíacas e AVCs, hipertensão, ajuda a controlar o diabetes, aumenta a resistência aeróbica, reduz a obesidade, ativa a musculatura de todo o corpo, diminui a ocorrência de doenças crônicas, faz bem para a saúde do idoso e aumenta o tempo de vida. Adotar a bicicleta em seus deslocamentos é uma maneira simples (e barata) de encaixar essa atividade física no seu dia a dia.
Os resultados físicos são visíveis  -Há aumento de massa muscular, queima de calorias e melhoria da capacidade respiratória. É uma academia ao ar livre, mais prazerosa e sem a sensação que muitas pessoas têm em relação a atividades físicas, quando elas são realizadas apenas com o objetivo de perder peso ou melhorar a aparência. Nesses casos, o exercício passa a ser encarado como uma obrigação e não um prazer, o que causa uma taxa de desistência muito grande (não é à toa que as academias hoje em dia obrigam a pagar algumas mensalidades antecipadamente na inscrição).A utilização da bicicleta como meio de transporte não é um compromisso a mais para encaixar na agenda: passa a fazer parte da sua rotina, ocupando um tempo que antes era improdutivo e estressante.
Por fim ...
Sensação de liberdade - Não há nada que pague passar tranquilamente de bicicleta por aquela fila de carros parados no congestionamento, não se sentir imobilizado no trânsito, ter 360º de visão, poder olhar o chão e o céu, notar casas, pessoas, cheiros, sons, árvores e pássaros, sentir o sol na pele, o vento no rosto… Precisa mais?
Quer entender melhor? Dê uma chance a si mesmo e tente!
TROQUE SEU CARRO PELA BICICLETA !

Nenhum comentário: