Arquivo

01 julho 2012

Gentileza Gera Gentileza



 Visando fortalecer os valores morais, responsabilidade e generosidade, é que o projeto (Gentileza era gentileza) propõem-se a resgatar atitudes diárias, gestos simples, que implicam nas transformações de mentalidades e comportamentos, dos alunos das turmas participantes
O PROJETO  GENTILEZA GERA GENTILEZA desenvolvido pela Professora Delma com apoio da MT/SAI nas turmas 601 e 602 do EJA  partiu da  apresentação  do vídeo  sobre a vida  de José Datrino, mais conhecido como Profeta Gentileza que mostra muito claramente ,a mudança de posicionamento de uma vida materialista para uma vida solidária e comunitária.
Atividades de discussão, sensibilização  sobre  valores como AMOR SOLIDARIEDADE, AFETIVIDADE, CONVIVÊNCIA, TOLERÂNCIA, levam os alunos a repensar suas atitudes e propor  ações.
As grandes manifestações de gentileza são colocadas em prática através de simples atitudes. A gentileza deve ser uma tarefa diária e um exercício em todas as esferas nas relações humanas. Conforme os PCNs, “O enfoque a ser dado ao tema solidariedade é muito próximo da idéia de generosidade: doar-se a alguém, ajudar desinteressadamente. A rigor, se todos fossem solidários, nesse sentido, talvez nem se precisasse pensar em justiça: cada um daria o melhor de si para os outros”.
VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DO PROFETA GENTILEZA?
 José Datrino, o profeta Gentileza, nasceu em Cefelândia-Sp em 11 de abril de 1917. Com mais 11 irmãos teve uma infância de muito trabalho, na qual lidava diretamente com a terra. Desde sua infância Datrino era possuidor de um comportamento atípico. Por volta dos 13 anos passou a ter premonições sobre sua missão na terra, na qual acreditava que um dia, depois de constituir família, filhos e bens, deixaria tudo em prol de uma missão.
 Aos 20 anos foi para o Rio de Janeiro, enquanto sua família mudava-se para Miranopolis. No Rio de Janeiro chegou a ser dono de uma empresa de transportes de cargas.
 No dia 17 de novembro de 1961, na cidade de Niterói, houve um grande incêndio no circo “Gran Circus Norte-Americano” que foi chamado de Tragédia do Gran Circus Norte Americano e considerado uma das maiores fatalidades em todo o mundo circense. Neste incêndio morreram mais de 500 pessoas, a maioria, crianças. Na antevéspera do Natal, seis dias após o acontecimento, Datrino alegou ter ouvido “vozes astrais”, segundo suas palavras, que o mandavam abandonar o mundo material e dedicar-se apenas ao mundo espiritual. Então pegou um de seus caminhões e foi para o local do incêndio. Plantou jardim e horta sobre as cinzas do circo em Niterói, local em que um dia foi palco de tantas alegrias, mas também de muita tristeza. Ali foi sua morada por quatro anos. Naquele lugar Datrino incutiu nas pessoas o real sentido das palavras AGREDECIDO E GENTILEZA.
Foi um consolador voluntário, que confortou os familiares das vítimas da tragédia com suas palavras de bondade. Daquele dia em diante passou a se chamar “JOSÉ AGRADECIDO” ou simplesmente “PROFETA GENTILEZA”.
Após deixar o local que foi denominado “PARAISO GENTILEZA”, o profeta começou a sua jornada como personagem andarilho. A partir de 1970, percorreu toda cidade do Rio de Janeiro. Era visto em ruas, praças, nas barcas de travessia entre as cidades do Rio e Niterói, em trens e ônibus, fazendo sua pregação e levando palavras de amor, bondade e respeito pelo próximo e pela natureza a todos que cruzassem seu caminho. Aos que o chamavam de louco, ele respondia:- “Sou maluco para te amar e louco para te salvar”. A partir de 1980, escolheu 56 pilastras do Viaduto do Caju, que vai do cemitério do caju até a rodoviária Novo Rio, numa extensão de aproximadamente 1,5 Km. Gentileza encheu as pilastras do viaduto com inscrições em verde e amarelo propondo sua crítica ao mundo e suas alternativas ao mal-estar da civilização.
 Durante a Eco-92 o profeta colocava-se estrategicamente no lugar por onde passavam os representantes dos povos e incitava-os a viverem a gentileza e aplicarem gentileza em toda a terra.
"A gentileza faz com que o homem pareça exteriormente, como deveria ser interiormente."
  DISTRIBUIA GENTILEZA... ASSIM VOCÊ AJUDA A DIMINUIR A VIOLÊNCIA.

Nenhum comentário: